Governo do Estado do Espírito Santo

Educação Ambiental

Uma das missões do Batalhão de Polícia Militar Ambiental é participar, apoiar e executar projetos de educação ambiental para formação e informação das comunidades rurais e urbanas, bem como de professores e alunos, no âmbito do Estado.
O comando do BPMA entende esta missão como primordial, pois sua execução contribui de forma preventiva para a redução dos índices de criminalidade ambiental, já que leva informação e orientação acerca dos males causados pelas ações danosas aos recursos naturais renováveis e não renováveis, além de dar conhecimento acerca das penalidades a que o infrator ambiental está sujeito.
Na execução das ações de educação ambiental, o BPMA tem atuado com os seguintes Projetos:

Público Interno:

Agentes Militares Ambientais (AMA)


O primeiro ciclo do Projeto AMA ocorreu entre 2007 e 2010, tendo no seu nascimento uma novidade institucional, o foco no público interno, visando à sensibilização e a profissionalização do Policial Militar lotado na Unidade, tornando esse profissional um multiplicador de boas práticas socioambientais.
O Projeto teve quatro edições, uma por ano, e contemplou praticamente todo o efetivo existente na Unidade naquele período, despertando nos Militares Estaduais que o frequentaram, o interesse na multiplicação de bons exemplos, inclusive na construção de pequenos projetos pontuais de educação ambiental espalhados por todo o Estado, assim, uma ação interna se refletiu em benefício à uma boa parcela da população capixaba. Um novo ciclo deste projeto deve ocorrer após uma renovação mais forte do efetivo da Unidade.

Público Externo:

Projeto Conhecer para Preservar


O Projeto Conhecer para Preservar é fruto de uma parceria de sucesso entre a PMES, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com o Ministério Público Estadual e a ONG Instituto Kautsky. O projeto começou em 2007 na região serrana do Estado, e teve inicialmente como público alvo o infrator ambiental. O objetivo era converter a pena do infrator ambiental em horas trabalhadas na recuperação e manutenção do meio ambiente natural e na participação de um minicurso ambiental e outras ações educacionais.
Após algum tempo e de forma natural, ocorreu o envolvimento de produtores rurais e profissionais de agroindústrias, transformando o projeto em uma forte ação de educação ambiental para toda a comunidade urbana e rural dos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano, com execução de Seminários Ambientais, passeios ciclísticos, palestras em comunidades e escolas, entre outras ações.

O Projeto Conhecer para Preservar foi reconhecido com uma menção honrosa no Prêmio INOVES 2008 na categoria “Práticas Sustentáveis” e uma menção honrosa no Prêmio Ecologia 2010 na categoria “Projeto Ambiental”. Área de atuação: Domingos Martins e Marechal Floriano. Contato para informações ou solicitação de ação educacional: (27) 3268-2300 – Instituto Kautsky.



Projeto Educação Ambiental Itinerante


O projeto nasceu inspirado na vontade dos Militares Estaduais que sempre honraram a farda da Unidade, ministrando de forma voluntária palestras em escolas, se valendo de escassos recursos, tanto de formação, como didáticos. O projeto foi institucionalizado quando a Cia Independente de Polícia Ambiental foi elevada ao status de Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
O trabalho dos precursores foi transformado em projeto, e os policiais foram aperfeiçoados para ministrarem palestras, seja pelo Projeto Agentes Militares Ambientais (AMA), ou por outros oferecidos pela PMES e outros órgãos estaduais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) e o Projeto Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade (ECOAR).


Desde 2009, o número de pessoas atendidas pelo projeto, principalmente crianças, tem crescido de forma muito satisfatória:
 2009 – 17.626;
 2010 – 22.571;
 2011 – 41.931;
 2012 – 144.783 (216 eventos);
 2013 – 86.622 (212 eventos).
Entre 2012 e 2013, das 231.405 pessoas atendidas nos projetos de educação ambiental, 201.808 foram por meio de eventos como a Feira do Verde no município de Vitória, GranExpoES no município de Serra, projeto Estado Presente, entre outros eventos em escolas e comunidades, e 29.597 pessoas foram atendidas por meio de palestras ou aulas, que é a forma mais próxima e completa de educação ambiental que é oferecida pela Unidade.

Atualmente, o BPMA conta com uma equipe que atua exclusivamente nas ações de educação ambiental, que não só atende às solicitações, mas corre atrás do seu público, levando informação àqueles que mais necessitam, assim, a equipe se desloca e realiza apresentações em praças, shoppings, comunidades tradicionais, ou outro local, conforme solicitação ou pela programação da seção, adequando sua apresentação a cada público específico.


Área de atuação: Todo o Estado do Espírito Santo.
Contatos para agendamento de palestras, visitas ou exposições:


Região Metropolitana da Grande Vitória:
(27) 3636-1650 (Sede do BPMA)
(27) 3636-0173 (Sede em Cariacica);

Centro Norte: (27) 3711-8151 (Sede em Colatina);

Norte: (27) 3636-1663 Sede em São Mateus;

Sul: (28) 3636-1664 (Sede em Cachoeiro de Itapemirim);

e-mail: bpma@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard