04/10/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h28

Batalhão Ambiental e Ibama abordam 37 embarcações durante operação conjunta

A operação realizada no litoral Norte do Espírito Santo, pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental em conjunto com o Ibama , o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Delegacia Especializada de Meio Ambiente da Policia Civil, terminou nesta quarta-feira (05). Durante os dez dias de fiscalização em mar aberto, 37 embarcações foram abordadas, sendo que oito delas foram apreendidas e autuadas administrativamente.

Durante a Operação Argus foram apreendidos 1.560 quilos de peixes e 208 quilos de camarão, além de 78 caranguejos encontrados em São Mateus. Também foram apreendidos 14 balões de arrasto para pesca de camarão, somando 10.700 metros de redes. Um homem foi detido, pois estava com mandado de busca e apreensão em aberto por furto e posse e uso de droga. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Aracruz.

As embarcações foram apreendidas por infringirem a legislação ambiental de exercer pesca com apetrechos proibidos e sem licença. Todos os peixes e camarões apreendidos foram doados para 12 entidades filantrópicas, conforme estabelece a lei, e a escolha se deu, preferencialmente, pelas instituições localizadas nas regiões onde os danos ambientais foram causados.

As entidades são: Sociedade Pestalozzi de Conceição da Barra; Escola Municipal de Ensino Fundamental da Meleira, em Conceição da Barra; Fundação Social Monsenhor Guilherme Schimitz, em Aracruz; Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil de Vitória (Acacci); Fundação Hospital São Camilo, em Aracruz; Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz; Recanto do Ancião, em Aracruz; Centro de Recuperação de Dependente Químico (Crema) de Linhares; Apae de Aracruz; Projeto Girassol de Aracruz; Associação Amigos da Terra de Linhares e Associação Beneditina Recanto Feliz de Aracruz.

Durante o período da operação conjunta, foi utilizada a embarcação PA 037 (SEAP 12), cedida à Policia Militar pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Neste período, equipes de apoio de terra também realizaram outras vistorias em áreas de atracação (cais) de embarcação, de venda de combustível e gelo para embarcações. Ainda foram realizadas autuações por atividades de tratamento de esgoto sem licença e em desacordo com as normas.

Na operação também foram apreendidos 11 pássaros da fauna silvestre, dentre eles, o curió que está na lista de ameaçados de extinção. Todas as autuações administrativas somam o valor de R$ 122.560,00.

Na avaliação do coronel Leonardo Marchezi dos Reis, comandante do BPMA, o resultado dos dez dias de trabalho, principalmente na fiscalização das embarcações pesqueiras e da Unidade de Conservação – Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Marinha de Santa Cruz - foi muito positivo.

Isso porque, os números de embarcações irregulares diminuíram significativamente em relação às operações anteriores, quando a maioria das embarcações estava irregular.

Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva