Governo do Estado do Espírito Santo

Banda Júnior da PMES

Em 1999 a Banda de Música da Polícia Militar, com um plantel musical de alto nível acadêmico e técnico-artístico, verificando a carência de oportunidade de acesso às artes para a população menos favorecida, investiu na capacidade de transformação do indivíduo pela música e criou uma Banda Mirim.

Formada por crianças e adolescente da Grande Vitória a Banda Mirim passou a ser um serviço oferecido à sociedade capixaba pela Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral, em Vitória. Em 2003, com sua evolução técnica, surge o “Projeto Cultural Banda Júnior da PMES”, que busca oportunizar o acesso de crianças e adolescentes a um novo cenário sociocultural e promover a valorização das principais instituições sociais.

A Projeto Cultural da Banda Júnior, que participa de relevantes eventos cívicos e culturais, ganhou o Prêmio Inoves em 2009 na categoria Inclusão Social, alcançando a pontuação máxima, graças a excelência apresentada.

Atualmente o projeto atende cerca de 250 alunos da rede pública de ensino da Grande Vitória, e oferece aulas de teoria musical, expressão rítmica, canto coral, técnica instrumental, prática de banda e ordem unida. Além das aulas técnicas os alunos participam de ações e palestras que abordam temas como saúde, drogas, estudo e cidadania. Desde sua criação já passaram pela Banda Júnior cerca de 1.000 alunos.

A capacitação dos alunos, que ingressam entre 11 e 14 anos de idade e podem participar da iniciativa até aos 18 anos, é desenvolvida ao longo de três anos. Neste período os 15 policiais militares responsáveis pela formação têm a missão de contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural e humano de crianças e adolescentes, transmitindo valores como disciplina, ética e respeito ao próximo.

Serviço:

Local: Quartel do Comando Geral
Endereço: Av. Maruípe, nº2111, São Cristovão, Vitória, ES
Telefone: (27) 3636-8740

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard