27/03/2018 10h10 - Atualizado em 01/04/2018 10h24

Unidade da PM promove I Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Nova Venécia

Teve início na manhã desta segunda-feira (26), na sede do 2º BPM em Nova Venécia, a I Semana de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, para reflexões e debates sobre a temática proposta.

O evento é promovido pelo Comando do 2º BPM e contou com a participação do Secretário de Direitos Humanos, Doutor em Psicologia, Júlio Pompeu; do Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Batista; da Prefeita de São Gabriel da Palha, Lucélia Pim Ferreira da Fonseca; do Delegado Chefe da 17ª Regional em Nova Venécia, Líbero Penello de Carvalho Filho; do Delegado Willian Dobrovosk Simonelli Daniel; da Delegada Gabriela Zaché dos Santos; do Secretário de Cultura de Nova Venécia, Anderson Sabino; do Coordenador do Núcleo de Nova Venécia, José de Almeida; do Diretor do Ifes em Nova Venécia, Anderson Rosenho Bozzetti Batista; do Subcomandante do 2º BPM, Major Jefson Coelho Correia, dos oficiais e praças da Unidade, além de membros da sociedade civil.

O Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Batista fez a abertura do evento explanando sobre a complexidade da temática e a necessidade da reunião de esforços dos órgãos públicos no combate à violência contra mulher. Após a fala do comandante, o Secretário de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, ministrou uma palestra com a temática “Igualdade de Gêneros e não Violência no Estado Democrático de Direito”.

Em sua fala o professor Júlio Pompeu, externou que é preciso mudar a cultura de que “a mulher é propriedade do homem”. “Nosso desafio é mobilizar a sociedade para mudar a cultura, só assim atingiremos resultados expressivos”. Segundo o Secretário, o Estado tem reforçado ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher em todas as regiões. “Colocamos o ônibus da mulher para rodar no interior, com equipes multidisciplinares falando sobre o assunto. São 14 municípios por semestre”, ressaltou.

Ao final Pompeu enalteceu as ações do Tenente-Coronel Aleixo, pelo engajamento na promoção da I Semana de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Unidade, e afirmou que isto não é um problema do aparato policial e sim de toda sociedade.

Na parte da tarde, a Gerência de Proteção a Mulher – GPM/SESP, Daniella Figueiredo, falou sobre a “Importância da Institucionalização de Políticas Públicas de Proteção à Mulher na Prevenção do Feminicídio”. Também foi realizada uma palestra sobre o “Resgate Histórico da Violência Contra Mulher em uma Perspectiva Sistêmica”, ministrada pela Psicóloga Laura Cavalcante.

Para o comandante, será uma semana de reflexão com diversas atividades, dentre palestras, júri simulado e outros eventos ligado à temática. As atividades serão encerradas na quarta-feira (28).

TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717