Governo do Estado do Espírito Santo
21/02/2020 23h26 - Atualizado em 22/02/2020 07h17

Uma partida de futebol

Assim como um jogador de futebol encara toda e qualquer partida como importante - pelo menos deveria encarar assim - os policiais militares entram em campo diariamente com a nobre e árdua missão de não apenas patrulhar e combater criminosos, mas também levar segurança, acalento, alegria e esperança aos amigos que fazem nos contatos que a profissão oportuniza.

Mais uma vez a rotina nos permitiu marcar um gol, numa disputa que ainda não teve fim.

No dia 15 deste mês, um sábado, o soldado Marcos Vinicius Siqueira Gama e sua equipe realizavam o patrulhamento em um bairro de Vila Velha, numa região conhecida pelo tráfico de drogas e confronto armado entre criminosos.

Em determinado momento, o soldado e seus companheiros de serviço abordaram algumas pessoas suspeitas, que foram liberadas por não estarem com nada de ilícito.

Acontece que naquele cenário, uma criança chamou a atenção do soldado. Nas palavras do militar, o menino de quatro anos acompanhou aquela abordagem “numa mistura de admiração e medo”.

Foi nesse momento que o policial agiu. Ele percebeu que o garoto brincava com uma bola e o chamou para que pudessem brincar juntos, mas a bola estava furada – ela havia sido achada pela mãe do menino.

Como diria o Skank em Uma partida de futebol:

Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha não adianta
Não há garganta que não pare de berrar

O soldado resolveu agir e na noite da última quarta-feira (19) voltou ao local da abordagem e presenteou o pequeno Miguel com uma bola novinha.

Assista ao vídeo e veja a reação do menino:

Quando a Polícia Militar, por meio de seus nobres policiais militares, faz isso, a bola não bate na trave; ela entra no gol e é capaz de mudar a história de inúmeras pessoas com um placar favorável à vida.

Diariamente, berramos de alegria com fatos como esse, que despercebidamente, longe dos holofotes, constroem a rotina de nosso policiamento e solidificam nosso compromisso com a sociedade.

É necessário jogar luz sobre isso, e você pode ajeitar um pouco os refletores.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard