10/01/2023 15h28 - Atualizado em 10/01/2023 15h33

Solenidade militar marca passagem de comando do Batalhão de Missões Especiais

Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Militar realizou a passagem de comando do Batalhão de Missões Especiais (BME). O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Unidade, localizada no município de Cariacica.

Na oportunidade, o tenente-coronel Rogério do Carmo Barbosa entregou o cargo ao novo comandante do BME, o tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza.

A solenidade teve outro marco importante: o encerramento da carreira do comandante substituído, tenente-coronel Rogério, na PMES. A despedida do serviço ativo nesta data, concomitante à passagem de comando, rendeu um discurso emocionado do oficial, após mais de 32 anos de contribuição na Corporação.

“Fico feliz, pois olhando para trás me vejo nos primeiros passos da construção e consolidação de doutrinas policiais na PMES. A nossa busca incessante por conhecimentos técnicos que nos ensinassem a operar em cenários ambíguos e eventos críticos nos motivou e, atualmente, com o forte apoio do comando-geral da PM, recebemos inúmeros investimentos capazes de melhorar a qualidade de vida da tropa e alavancar a sua capacitação”, afirmou.

O tenente-coronel Rogério ainda teceu agradecimentos aos familiares, aos ex-comandantes do BME, ao comandante-geral, coronel Caus, às instituições parceiras e principalmente aos seus subordinados, “pela lealdade, dedicação e aprendizado. Aqui eu nunca vi missão que deixou de ser cumprida e nem objetivo que deixou de ser alcançado”, acrescentou.

Para o coronel Caus, o tenente-coronel Rogério encerra o seu ciclo com “chave de ouro e de forma brilhante”.

“Sai pela porta da frente, com honras militares dignas do oficial competente que é. Seu nome está cravado na galeria dos eternos comandantes do BME, deixando um grande legado para nossa Instituição. Hoje ele entrega o comando do Batalhão de Missões Especiais em ótimas mãos, permitindo o início de mais um ciclo desafiante e promissor”, completou.

Em seu discurso, o secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, ex-comandante do BME, rememorou os momentos vividos dentro da Unidade, a busca por qualificação e a camaradagem em meio ao aprendizado, que marcaram amizades e construíram referências em sua vida. Elogiou o comando do tenente-coronel Rogério e concluiu agradecendo a tropa do Batalhão. “Onde quer que estejam presentes, a sociedade se sente segura, sabendo que ali está sendo alcançado o melhor resultado possível”.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br