28/02/2019 16h38

Solenidade militar celebra passagem de comando do 7° Batalhão

Na manhã desta quinta-feira (28) foi realizado o evento alusivo à passagem de comando do 7° Batalhão da PMES, com sede em Cariacica. A solenidade aconteceu nas dependências do auditório da Escola Adventista, situada no bairro Campo Grande. Na oportunidade, autoridades civis e militares prestigiaram o evento que celebrou a passagem de comando do tenente-coronel Jair Gomes de Freitas para o tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa.

Em suas palavras, o tenente-coronel Gomes agradeceu ao corpo de oficiais e praças da Unidade pelo empenho e dedicação no cotidiano das ações de prevenção e repressão qualificada no período em que comandou a unidade operacional.

“Como ser humano e servo de Deus, sempre estendi a mão aos que me procuraram, sempre abracei aqueles que precisaram de acolhimento e sempre me condoei das suas angústias e me alegrei nas suas vitórias. Aos meus comandantes que me antecederam, sou grato pelo alicerce aqui construído e pela história consolidada, da qual agora faço parte. Também sou grato àqueles que me conduziram até aqui, que me confiaram tamanha responsabilidade”, assinalou.

O tenente-coronel Gomes agradeceu ainda aos diversos atores sociais pelo auxílio no decorrer de sua passagem à frente do 7° BPM. “Agradeço à comunidade cariaciquense, às autoridades civis e militares, aos empresários, aos cidadãos de bem, a toda criança que abracei, agradeço todo apoio e compreensão que tiveram comigo. Aos policiais militares, oficiais e praças desta unidade, meu muito obrigado. Vocês são verdadeiros heróis. Agradeço também a minha família, maior presente que Deus me concedeu, pela compreensão de me furtar de momentos de convívio para atender as demandas que surgiram, e que não foram poucas”, salientou.

O comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, parabenizou o tenente-coronel Jair Gomes de Freitas pelo trabalho desenvolvido à frente do 7° BPM no período em que esteve à frente da unidade operacional. O coronel Barreto desejou sucesso ao novo comandante do 7° BPM, tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa, reiterando a importância da valorização do policial militar no cotidiano das ações de preservação e manutenção da ordem pública.

Curriculum do novo comandante do 7° Batalhão

O comandante substituto, tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa, possui a seguinte formação acadêmica e profissional:

Concluiu o Curso de Formação de Oficiais no então Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES, atual Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, sendo declarado aspirante a oficial no ano de 1995. Entre os anos de 1996 a 1997 atuou no 6° Batalhão, na cidade de Serra, nas funções de comandante do Policiamento da Unidade e comando da 1ª Companhia; entre os anos de 1998 a 2001 atuou no então Centro de Formação e Aperfeiçoamento, exercendo funções diversas, dentre as quais chefe de curso e responsável pela Seção de Recursos Humanos. Entre 2002 a 2004 atuou no 1° Batalhão, como comandante da então 7ª Companhia do 1° BPM. Em 2004, iniciou suas atividades na Diretoria de Inteligência da PMES, local em que permanecera até a presente data. Na referida diretoria, atuou em todos os seus setores: operações, inteligência e contrainteligência e na condição de adjunto; em 2018, recebeu a medalha “Mérito da Inteligência Policial Militar” em reconhecimento às ações desenvolvidas em favor das atividades de inteligência policial no estado.

O oficial realizou especialização em Segurança Pública pela Faculdade de Direito de Vitória e possui cursos relacionados à área de inteligência pela Polícia Militar de Minas Gerais. Atualmente, ministra disciplinas relacionadas à área no cotidiano da formação policial militar. O oficial é membro ativo da Ong Transparência Capixaba.

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA