30/08/2019 11h47 - Atualizado em 30/08/2019 15h00

Solenidade do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria

A Pátria Brasileira e as tradições nacionais foram exaltadas, na manhã desta sexta-feira (30), durante o popular acendimento do fogo simbólico, em solenidade realizada na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória.

O evento abriu a programação da Semana da Pátria e contou com a presença da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior; a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Angel; o presidente da Câmara de Vitória, Cleber Félix; o comandante da Companhia Especializada de Polícia de Guarda, capitão Leandro Thadeu Botelho Junior, entre outras autoridades civis e militares. Momento ápice da solenidade: o acendimento do Fogo SimbólicoMomento ápice da solenidade: o acendimento do Fogo Simbólico (Foto: Diretoria de Comunicação Social da PMES)

A tocha foi acesa pela vice-governadora do Estado, acompanhada pelo presidente da Câmara de Vitória e o secretário-chefe da Casa Militar, e logo em seguida percorreu as ruas da capital capixaba, conduzida por 25 atletas corredores da rede municipal de ensino, da Polícia Militar e de outras forças da Segurança Pública.

O destino final foi a Escola Rita de Cássia Oliveira, localizada no bairro Resistência, onde os corredores foram recepcionados pela comunidade escolar, acompanhadas da Banda de Música da PMES e da Banda Escolar EMEF Heloisa Abreu Júdice de Matos. A tocha permanecerá simbolicamente no local até o dia 07 de setembro, quando será novamente deslocada até o ponto da Avenida Beira-mar, em Vitória, onde ocorrerá o desfile cívico-militar. Após o desfile, o “fogo simbólico” será apagado, voltando a ser aceso no ano de 2020.

História

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem. A comunidade escolar e a Banda de Música da PMES recepcionaram os corredores na Escola Rita de Cássia OliveiraA comunidade escolar e a Banda de Música da PMES recepcionaram os corredores na Escola Rita de Cássia Oliveira (Foto: Diretoria de Comunicação Social da PMES)

Levada a ideia à liga da defesa nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida,  num trecho de 26 km, entre as cidades de Viamão e de Porto alegre, resultando, então, na 1º corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Visando a participação da sociedade capixaba, institui-se por meio do Decreto Estadual 4.466-R, de 05/07/19, a Semana da Pátria, período em que serão realizados vários eventos alusivos a essa importante data, iniciando-se com o acendimento do fogo simbólico, evento inovador que visa o fortalecimento dos valores cívicos, militares e culturais, enaltecendo nosso sentimento de identidade, respeito e pertencimento à nação brasileira na formação de sua cidadania.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA