30/08/2023 22h19 - Atualizado em 30/08/2023 22h23

Solenidade celebra 25 anos da Corregedoria da PMES

Na manhã desta quarta-feira (30), ocorreu no auditório do Hospital da Polícia Militar a solenidade alusiva ao 25º Aniversário da Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo.

Criada em 28 de agosto de 1998 pelo Decreto n° 4.328-N, a corregedoria surgiu para melhorar os procedimentos de investigação e controle processual. Em linha com outras instituições policiais militares no Brasil, estabeleceu um órgão interno para gerenciar aspectos disciplinares e penais militares dentro do público interno.

A solenidade teve início com a presença de autoridades de destaque, Fernando Zardini Antonio, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do ES,  Marcello Paiva de Mello, corregedor-geral do Estado do ES, coronel Douglas Caus, comandante-geral da PMES, coronel Robertson Wesley Monteiro Pires, subcomandante-geral da PMES,  coronel Celso Luiz Ferrari, chefe do estado-maior geral da PMES e o coronel Roger de Oliveira Almeida, corregedor da PMES. Além de outras autoridades civis, oficiais e praças.

A cerimônia foi marcada e pela entrega de condecoração da “Medalha Mérito Correcional da PMES”, instituída através da Portaria n° 860-R, de 24 de novembro de 2020, criada para homenagear personalidades civis e militares que contribuíram para a justiça e disciplina da PMES. Adicionalmente, durante a solenidade, também ocorreu uma homenagem aos militares que direcionaram uma parte significativa de suas carreiras ao serviço correcional e foram integrados ao quadro da Reserva Remunerada.

Ao final da cerimônia, as autoridades presentes expressaram gratidão, enfatizando a importância da Corregedoria da PMES na preservação da ordem e disciplina institucional.

Na ocasião, o comandante-geral, coronel Douglas Caus, dirigiu cumprimentos a todos os presentes e ressaltou: “São muitas as responsabilidades e grandes os desafios que a Corregedoria da PMES vem desempenhando ao longo de sua existência com responsabilidade e maestria, se especializando cada vez mais, numa área tão importante da nossa instituição que é a parte correcional”. Concluiu com felicitações: “Parabéns à Corregedoria, pelos seus 25 anos de existência e de relevantes serviços prestados”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br