Governo do Estado do Espírito Santo
15/06/2018 22h22 - Atualizado em 21/06/2018 15h41

Seminário avalia atuação da PMES durante greve dos caminhoneiros

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou na tarde desta sexta-feira (15) o Seminário de Apresentação da Atuação na Greve dos Caminhoneiros. O evento aconteceu no auditório do Hospital da Instituição, em Bento Ferreira, Vitória.

Participaram do encontro o secretário de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues; o secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Luiz de Lima; o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho; coronéis do Alto Comando; oficiais do Estado-Maior Geral; todos os comandantes das Unidades Operacionais; oficiais superiores da Assessoria Militar, das diretorias, de Comandos Regionais e da Corregedoria; e ainda, alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, entre outras autoridades civis e militares convidadas.   

Em seu discurso, o secretário de Segurança Pública Nylton Rodrigues parabenizou a PMES pelo evento, que sinalizou a força e o compromisso institucional em cada vez mais se aperfeiçoar para servir à população capixaba de maneira eficiente. "É nisso que devemos gastar nossas energias; gastar energias em coisas certas, em boas práticas para melhores serviços para a comunidade", salientou.Comandante-Geral, Alexandre Ofranti Ramalho, destacou a importância da avaliação das ações da PM nas situações de crise.Comandante-Geral, Alexandre Ofranti Ramalho, destacou a importância da avaliação das ações da PM nas situações de crise.

Na oportunidade, o comandante-geral da PMES, que apresentou oficialmente o seminário,  palestrou sobre o tema “Greve dos Caminhoneiros 2018”. Em sua explanação, ele pontuou a necessidade dos presentes se tornarem fomentadores do processo de avaliação das ações da PMES em momentos de crises, a fim de aperfeiçoar a prestação do serviço, melhorando a gestão institucional em prol da sociedade. “Nosso objetivo é melhorar a gestão da Polícia Militar, principalmente em situações de crises, em que a resposta tem que ser dada”, afirmou.

O coronel Ramalho partilhou as experiências vivenciadas pela Instituição, do planejamento à execução das operações, detalhando as ações adotadas pelo Gabinete de Crises em cada fase da “Operação Greve dos Caminhoneiros”, que garantiram o abastecimento de postos de combustíveis e a liberação de cargas perecíveis e medicamentos, minimizando os impactos da crise na população capixaba.

Ele pontuou ainda que, comparado a outros estados, o Espírito Santo saiu da crise com um impacto menor. "É claro que nós sofremos nesse período e que os prejuízos foram grandes, contudo, os impactos no Espírito Santo foram menores se comparados com outros estados da federação; graças ao planejamento desse gabinete de crises e do serviço prestado por nossos policiais militares, que mais uma vez ultrapassaram sua carga horária e deram uma resposta qualitativa para a sociedade capixaba", salientou.

Após a fala do coronel Ramalho, o secretário de Segurança Pública e  o secretário de Agricultura receberam o relatório descritivo das ações estratégicas e operacionais adotadas pela PMES durante a greve dos caminhoneiros.

Outro momento importante do seminário foi a participação de representantes de entidades diretamente afetadas pela paralisação. 

O diretor-executivo da Associação de Avicultores e Suinocultores do Espírito Santo, Nélio Handi, relembrou a situação mais crítica que os produtores passaram com a possibilidade do perecimento de 30 milhões de aves e 150 mil cabeças de suínos. “A partir daquele momento, iniciamos um trabalho intenso junto ao Governo do Estado para que a perda de animais fosse minimizada e não houvesse uma quebradeira generalizada de produtores”, explicou.

Handi salientou a satisfação de ter recebido a atenção direta da Polícia Militar que, com orientação sábia, colocou-se à disposição para escoltar caminhões responsáveis por atravessar bloqueios e buscar rações para os animais.

 

“Fomos o primeiro estado do Brasil a ter escolta da polícia e a distribuir combustível”.O diretor do Sindipostos, Rogério Lube, relatou a experiência positiva das ações adotadas no Espírito Santo.O diretor do Sindipostos, Rogério Lube, relatou a experiência positiva das ações adotadas no Espírito Santo.

O diretor do  Sindipostos, Rogério Lube, apresentou a dificuldade enfrentada com o fechamento das bases de onde saem os combustíveis para todo o Estado. “Com a escolta da Polícia Militar e, somente por isso, conseguimos distribuir já no domingo, dia 27 de maio, 1,5 milhão de litros de combustível. Todos os municípios já haviam sido atendidos na segunda-feira”, salientou.

Lube disse ainda que o Sindipostos começou a receber ligações de outros estados que desejavam saber o que estava acontecendo com o Espírito Santo, pois naquele momento era o primeiro a receber escolta da polícia e a distribuir combustível para a população. 

Já o secretário de Agricultura, Ideraldo Luiz de Lima, afirmou que o trabalho realizado durante o movimento impactou positivamente não apenas sua pasta, mas todas as secretarias de Estado. “Queria fazer uma referência a esse trabalho magnífico da Polícia Militar que vai deixar um aprendizado para todos nós, pelo exemplo de coordenação, de força, de energia para enfrentar situações de crise”, pontuou.

 

Protocolo do Gabinete de Crises

Durante o evento, o coronel Ramalho assinou a portaria que aprova a criação do Protocolo do Gabinete de Crises na PMES em eventos considerados complexos, críticos e cruciais.

Pelo documento, irão compor permanentemente o Gabinete de Crises nessas situações, o comandante-geral, o subcomandante-geral, o chefe do Estado-Maior Geral, o diretor de Inteligência, os comandantes de Polícia Ostensiva, o assistente do Comando-Geral, o assessor de Comunicação Social e o ajudante-geral da Instituição. 

Diretoria de Comunicação Social PMES 
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ 
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard