As qualidades expressas no tradicional mote cavalariano – olhar da águia, rapidez do raio e coragem do leão – foram exaustivamente exigidas aos policiais militares que concluíram o 4º curso de choque montado nesta sexta-feira (15). O Regimento de Polícia Montada, após cinco semanas de treinamento intenso, realizou a formatura na sede da Unidade, em Serra, com a entrega dos brevês aos novos “Centauros” por suas madrinhas e padrinhos.
A contou com a presença do Comandante do CPO-E Coronel Aleksandro Ribeiro de Assis e o Comandante do CPO-M Coronel Antônio Marcos de Souza Reis, dentre outros oficiais de Unidades da PMES.
O curso de choque montado visa à atuação em situações como eventos esportivos, manifestações populares, reintegrações de posse e situações de distúrbio civil, e contou com instrutores do RPMont e de outros Batalhões, enriquecendo o aprendizado dos participantes. Com o aprimoramento da doutrina, os cavalarianos estão preparados para servir cada vez melhor a sociedade capixaba, primando pelo profissionalismo e capacitação continuada.
“Ser um Centauro representa força, dedicação e acima de tudo, orgulho” definiu o coronel Assis ao discorrer sobre a figura mitológica que representa o policial cavalariano formado em choque montado, conclamando ainda para a continuidade do trabalho para que sempre exista uma cavalaria.
O comandante do RPMont, Tenente-Coronel Rodrigo agradeceu o empenho dos instrutores do curso, e de todo o efetivo da Unidade e funcionários civis, recordando as palavras do patrono da cavalaria, Marechal Osório: “Nunca se deve descuidar de manter a capacidade de movimento de um Exército e, muito menos, enfraquecê-lo na sua Cavalaria”.
O Soldado Lenin da Silva Pessoa alcançou a primeira colocação e foi agraciado pelo comando do RPMont pelo seu mérito. O Capitão Carlo Marx, coordenador do curso, ao receber uma homenagem dos formandos destacou a importância da formação contínua, visando oferecer aos policiais condições técnicas e modernas de emprego dentro da legalidade, reafirmando o compromisso do RPMont em manter o efetivo bem preparado e com o nível de atuação elevado.
O Regimento de Polícia Montada é Unidade subordinada ao Comando de Polícia Ostensiva Especializada (CPO-E), atuando em todo o Espírito Santo em apoio aos demais Batalhões da PMES.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br