17/05/2019 13h42 - Atualizado em 17/05/2019 13h48

RPMont comemora o Dia da Cavalaria

Militares do RPMont e convidados realizaram nesta sexta-feira (17), a formatura alusiva ao Dia da Cavalaria, comemorado no dia 10 de maio, data do nascimento do Marechal Manuel Luís Osório, Patrono da Cavalaria no Brasil e apelidado de “O Legendário”, devido aos seus atributos de soldado perante à tropa nas batalhas.

A despeito da forte chuva, a solenidade contou com a participação maciça do efetivo da Unidade, convidados, veteranos e o comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E), coronel Daltro Antônio Ferrari Junior, que exaltou a união da tropa e qualidades do militar da cavalaria, que precisa valer-se da técnica e garra para desempenhar o policiamento montado, que tem características peculiares.

O coronel Ferrari ainda destacou os Jogos da Cavalaria, realizados na véspera, dia 16 de maio, onde os cavalarianos disputaram as modalidades Cabo de Guerra, Pista de Aplicação a Cavalo e prova de Salto, tendo como vencedora a equipe da Administração. Ainda foram homenageados os soldados Sant’Ana e Prates, destaques operacionais respectivamente do 4º trimestre de 2018 e 1º trimestre de 2019, além da entrega das Medalhas Valor Policial Militar  na cor ouro aos sargentos Serrano e Cordeiro e prata aos cabos Antenor e Gildeon.

O comandante do RPMont, tenente coronel Giuliano Menegatti, reafirmou em seu discurso a satisfação de comandar a Unidade Hipo da PMES, a qual serviu anteriormente como tenente, ressaltando que se pautará pela transparência, participação coletiva e atenção às condições de trabalho, visando a satisfação do policial e, consequentemente, qualidade nos serviços prestados à sociedade. O coronel da reserva remunerada Orely Lírio arrancou aplausos de todos ao afirmar que “O melhor recurso disponível não se compara ao melhor homem, ao indivíduo motivado. Para saber como a tropa está, é necessário saber como está a moral do soldado!”. Para o encerramento, o tenente coronel Menegatti conclamou aos presentes a bradar a tradicional saudação cavalariana: “E à Cavalaria Hip! Hip! Hurrraaaa! Ao Regimento de Polícia Montada Hip! Hip! Hurrraaaa! Ao Cavalo!”.

TENENTE-CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA