Governo do Estado do Espírito Santo
12/11/2021 10h44 - Atualizado em 12/11/2021 11h40

Regimento de Polícia Montada realiza abertura solene do Curso de Choque Montado

Nesta semana, foi realizada a solenidade de abertura do 6° Curso de Choque Montado, no auditório Al Of Aguiar, na APM. Esta edição conta com a participação de 14 militares, sendo oito militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), quatro militares de coirmãs, como a Polícia Militar da Amazonas, do Mato Grosso, da Paraíba e do Rio Grande do Sul, além de dois integrantes da Polícia Nacional Paraguaia.

O evento de abertura contou com a presença do comandante do CPOE, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, do comandante do BAC, tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, do comandante e subcomandante do BME, respectivamente, tenente-coronel Paulo Rogério do Carmo Barbosa e major Wanderson Batista dos Santos, do comandante do 4º BPM, tenente-coronel Marcelo Luiz Chisté, do subcomandante do BPTran, major Flávio Ribeiro Cavatti, do comandante da CEPE, capitão Eliandro Claudino de Jesus, da comandante da CEPG, capitã Flaviana Grolla, além de representantes da ACS e do Programa “Universal nas Forças Policiais.

O curso de Choque Montado é de fundamental importância devido a ação da Cavalaria da PM em situações de distúrbios civis. É uma necessidade operacional da Polícia Militar e vai ao encontro das demais Unidades Hipo da Federação e de polícias de todo o mundo. Dessa forma, é primordial a capacitação dos militares, como também o treinamento constante da cavalhada, para atuar em operações que necessitem realizar o restabelecimento e a manutenção da ordem pública a cavalo. Neste sentido, o curso tem como objetivo habilitar os militares para atuar nas mais diversas situações que exija o emprego do policiamento montado. Visa ainda, consolidar e padronizar a doutrina e as Técnicas de Choque Montado, como também, capacitar os militares para ações pontuais de CDC durante o patrulhamento motorizado em apoio ao efetivo montado.

O curso conta com carga horária de 160h/a e contempla as seguintes disciplinas: Equitação Policial; Treinamento Físico Militar; Psicologia das Multidões; Legislação de CDC; Técnicas de CDC; Técnicas e Tecnologias não letais; Formações e Evoluções; Caixas, Escolta e Contenções, Choque Montado; Choque Montado com apoio da tropa a pé e Operações de Choque Montado.

O curso será realizado nas dependências do RPMont e em áreas externas, de modo a possibilitar a atuação da cavalhada em terrenos variados, estimulando assim a flexibilidade e sensibilidade dos equinos. Também serão realizadas atividades noturnas, previamente agendadas e com autorização da Diretoria de Educação, de modo a causar estímulos visuais e psicológicos diversos ao conjunto cavalo-cavaleiro, buscando a excelência do atendimento operacional da Cavalaria nas operações, principalmente em eventos a qual o RPMont participe em nossa belíssima Grande Vitória e interior do Estado.

A abertura solene foi abrilhantada ainda mais com uma apresentação do coronel RR Dejanir Braz Pereira da Silva, eterno comandante de cavalaria, que comandou a Unidade Especializada nos anos 1993 e 1994, e proferiu diversas palavras de motivação aos alunos do curso.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard