02/07/2019 11h01 - Atualizado em 02/07/2019 11h03

Regimento de Polícia Montada inicia curso de Choque Montado

Capacitar policiais militares para as inúmeras ações de distúrbios civis que se apresentam como desafios para a Segurança Pública atual é o principal objetivo do V Curso de Choque Montado, iniciado nesta segunda-feira (01), no Regimento de Polícia Montada (RPMont), em Serra.

As atividades do curso, com carga horária prevista de 200 horas, serão realizadas em tempo integral e terão duração de cinco semanas. Além de proficiência em equitação, a rotina diária exigirá dos alunos o controle emocional e aprimoramento físico nas desafiantes instruções.  Ao fim do curso, os aprovados serão considerados “Centauros” e conquistarão o brevê.

A aula inaugural foi ministrada pelo comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), coronel Sartório, e foi prestigiada pelo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Tavares, pelo representante do comando do BPMA, major Luchi, pelo representante do comando do 1º BPM, capitão Sidney, além de instrutores e oficiais do RPMont.

O coronel Sartório dissertou sobre as qualidades do policiamento montado como uma modalidade moderna e eficaz para movimentar um grande grupo de pessoas: “Nada mais ostensivo no cenário urbano que um policial a cavalo, pois se destaca, provocando estranheza no cenário urbano. As ações de choque montado são responsáveis pela máxima de que sempre haverá uma cavalaria, sendo a base para a manutenção das Unidades Hipomóveis no mundo. No Brasil, existe um padrão de atuação que é mantido por meios de cursos com qualidade e estrutura, como o que agora se inicia”.

O corpo docente do curso é formado por oficiais e praças de diversas Unidades da PMES, com vasta experiência e capacitação para ministrarem as disciplinas que compõem o curso, como Equitação Policial, Choque Montado, Psicologia das Multidões, Técnicas não Letais, Ações e Operações em Controle de Distúrbios Civis e Operações Rurais, em uma estrutura atual e alinhada com os conceitos modernos da doutrina de Choque Montado.

O corpo discente é composto por policiais do RPMont e coirmãs de vários Estados do Brasil: “A atual edição do curso recebe policiais do Pará, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, somando oito alunos das 20 vagas ofertadas. Outros Estados enviaram solicitações, porém aguardarão uma próxima oportunidade. A grande procura contribui para a troca de experiências e reforça a intenção do RPMont em se consolidar como referência na doutrina de choque montado” destacou o chefe do curso, capitão Carlo Marx.

O comandante do RPMont, coronel Giuliano Menegatti, salientou que a capacitação dos policiais busca atender as demandas surgidas no tocante à Segurança Pública, pois ao final do curso os alunos estarão aptos a atuar em condições extremas nas quais a força do cavalo seja aliada à inteligência humana.

TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA