Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2018 12h00 - Atualizado em 12/12/2018 12h02

Regimento de Polícia Montada comemora seu 26º aniversário

O Regimento de Polícia Montada (RPMont) realizou, na noite desta terça-feira (11), a solenidade militar alusiva ao seu 26º aniversário. O evento aconteceu na sede da Unidade Especializada e na oportunidade militares receberam a Medalha Conganas e também foram prestadas homenagens aos “Amigos do RPMont”.

Com empenho e dedicação, o RPMont construiu sua história ao longo desses 26 anos de existência. Responsável pelo policiamento ostensivo em áreas comerciais e residências, ações de controle de distúrbios civis, além de policiamento de eventos em praças desportivas e em balneários com grande concentração de público, cada conjunto, homem e cavalo, foi atuante na edificação da Unidade Especializada da PMES. Tanto o que lá estão quanto os que por lá passaram.

Nas palavras do comandante da Unidade, tenente-coronel Rodrigo Araújo Bulhões, tanta dedicação e carinho de todos aqueles que atuam ou já atuaram no RPMont se deve a uma palavra chave: o amor. O amor pela Unidade, pelo que faz e por tudo que ajudou a construir o Regimento.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, demonstrou o seu reconhecimento e agradecimento àqueles que estão a frente do RPMont e os que executam o policiamento especializado, por todos os resultados já alcançados em suas atuações. Na ocasião, o coronel Ramalho passou a palavra ao comandante de Polícia Ostensiva Especializada (CPOE), coronel Assis, por entender que ele, por sua história junto à Unidade, poderia render fiel homenagem aos militares. “Esses 26 anos foram construídos a muitas mãos”, destacou o coronel Assis.

Durante a solenidade cerca de 20 militares foram condecorados com a Medalha Conganas, entre eles o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho. Outras 12 pessoas também foram agraciadas. Desta vez com o Certificado “Amigo do RPMont”. De maneira especial Josimar Vieira do Amaral. Ele que já foi praticante de equoterapia na Unidade. Sua participação foi primordial para que o RPMont recebesse o Prêmio Inoves, na categoria Inclusão Social. Ocasião em que o trabalho e os resultados dele junto à equipe de equoterapia foram divulgados e reconhecidos.

Regimento de Polícia Montada

Criado em 09 de dezembro de 1992, o RPMont recebeu como primeiro nome “Esquadrão Minas Gerais” em homenagem à Polícia Militar de Minas Gerais responsável pelo treinamento dos primeiros cavalarianos da PMES. O Esquadrão teve como primeiro comandante o capitão Carlo Max Siqueira Rocha. Seis anos após a criação do Esquadrão, a Unidade passa a se chamar Regimento de Polícia Montada. Por lá já passaram 13 comandantes.

Medalha Conganas

A medalha Conganas foi instituída através da Portaria 721-R, de 19 de outubro de 2017. A homenagem visa reconhecer militares e civis que tenham desempenhado relevantes serviços em prol do Regimento de Polícia Montada, seja na atuação direta na Unidade, seja em ações que colaboraram para a melhoria no policiamento montado na PMES. Conganas era o nome do primeiro cavalo da Unidade.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard