10/05/2018 14h41 - Atualizado em 10/05/2018 15h02

Regimento de Polícia Montada comemora Dia da Cavalaria

Cavalos selados, tropa em forma.

O Regimento de Polícia Montada (RPMont) comemorou na manhã desta quinta-feira (10) o Dia da Cavalaria. A data marca o nascimento do Marechal Manuel Luís Osório, “O Legendário”, patrono das cavalarias no Brasil.

A solenidade aconteceu na sede da Unidade e contou com autoridades civis e militares, dentre elas, o comandante-geral da PMES, Coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o comandante do CPO-E, Coronel Antônio Marcos de Souza Reis, e o promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira, Capitão da reserva que serviu no RPMont.

O efetivo montado, composto por três pelotões com um total de 41 militares, estava ao comando do Capitão Zucolotto e seguiu as tradições cavalarianas, evoluindo em comandos de corneta e encantando os presentes com as formações e demonstrações de garbo, força e disciplina dos conjuntos.

Durante a cerimônia, o Comando do RPMont anunciou como destaque operacional do 1º trimestre o Cabo Thor Dietrich, militar disciplinado e fiel cumpridor de suas obrigações. Ele recebeu o certificado das mãos do comandante-geral.

Em outro momento, o cavalo Ateneu foi homenageado, por ser o equino mais antigo da Cavalaria. O animal participou da fundação do RPMont, trabalhando no policiamento montado, além de ter atuado em competições de hipismo dentro e fora do Estado, alcançando várias conquistas na atividade esportiva.

Em suas palavras, o Coronel Ramalho destacou a importância da data, que coincide com o aniversário do comandante do RPMont, Tenente Coronel Rodrigo Araújo Bulhões. Ao parabenizar o oficial, o comandante-geral pontuou que o convívio fraterno deve ser uma prática permanente entre os integrantes da PMES.

O Tenente Coronel Rodrigo salientou a importância da data, lembrando a vitoriosa carreira do patrono da Cavalaria, Marechal Osório. Durante o discurso, ele ainda elogiou o destaque operacional da Unidade, Cabo Dietrich, apontando que virtudes como resiliência e camaradagem são importantes para superar os desafios recentes e manter a qualidade do serviço prestado à sociedade. O comandante do Regimento apresentou ainda os investimentos em equipamentos e as transformações nas instalações do RPMont, visando a qualidade do policiamento e o atendimento à comunidade no serviço da Equoterapia.

Seja qual for a evolução do futuro que nos reserve, sempre haverá uma Cavalaria!

TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718