Mais de 360 alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Pinheiros iniciaram nesta segunda-feira (07), as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Policia Militar do Espírito Santo.
As aulas terão uma duração de três meses. Estão previstos 10 encontros, nas quartas e sextas-feiras, até a formatura em novembro.
O Proerd é uma atividade social que envolve a Polícia Militar, escola e família. Nos encontros, o soldado Moisés Assunção de Venâncio Aires repassa orientações para evitar que adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas. Aos alunos são ensinadas formas para controlar seus impulsos e pensar nos riscos e consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis.
O soldado Assunção atua no Proerd há mais de 13 anos, tendo já formado mais de 8,8 mil alunos em escolas de Venâncio Aires. Em Mato Leitão, o policial atua pela primeira vez com crianças que frequentam turmas do 5º Ano. Nos encontros, os alunos aprenderão a lidar com as pressões que levam jovens a experimentar drogas e se envolver com a delinquência.
O programa ajuda a formar cidadãos seguros e responsáveis. Pesquisas mostram que o trabalho dá um resultado positivo. De cada 100 jovens que participam das aulas, 97 levam adiante os ensinamentos', disse o policial Assunção.