O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Espírito Santo comemora 23 anos de existência nesta sexta-feira (29). A data celebra o trabalho dedicado dos profissionais que o integram, superando a marca de dois milhões de atendimentos entre currículos e palestras.
O programa é a versão Brasileira do norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983 em Los Angeles, sendo implantado no Brasil em 1992. Oportunamente, em 2013, foi condecorado com o Prêmio INOVES na categoria resultados para a sociedade.
O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais para o exercício pleno da cidadania, tomando decisões seguras e responsáveis.
É um esforço cooperativo entre a família, a escola e a Polícia Militar, sendo guiado por dados estatísticos que mostram a alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
O Proerd tem como mascote o Leão Dáren, que atua de maneira enérgica, corajosa, amável e não tem medo de se posicionar contra as drogas e a violência. Seu principal foco é ensinar a escolher uma vida segura e saudável.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br