26/08/2019 16h36 - Atualizado em 28/08/2019 10h53

Policiais militares socorrem criança e são homenageados pelo comandante-geral da PMES

O ato heroico de policiais militares da 14ª Companhia Independe rendeu homenagem do comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, durante a tarde desta segunda-feira (26), no Quartel do Comando-Geral, em Vitória.

O fato, ocorrido no último dia 25 de julho, resultou no salvamento da pequena Sofia Soares Ferreira, de apenas dois anos. A família da menina a levou desacordada até a sede do 2º Pelotão, situado em Jacaraípe, em Serra. Naquele momento, os militares de serviço, de maneira rápida e eficaz, fizeram as primeiras intervenções para salvar a criança.

O sargento Gilmar Ferreira da Cruz e os soldados Marlon Vinicius Garcia Freitas e Victor Silva Bitencourt foram responsáveis pelos primeiros socorros, realizaram massagem cardíaca e posteriormente conduziram a criança até o hospital para atendimento médico.

No ato do elogio, o coronel Barreto destacou a ação dos militares no socorro, fundamental para o salvamento da criança. “A própria natureza do serviço policial permite que salvemos várias vidas todos os dias, ainda que não diretamente. Entretanto, salvar uma vida através de ação própria e decisiva, estando o agente da lei diante de um cenário de tanto desespero por parte dos familiares da vítima e da alta complexidade da situação, é extraordinário, uma sensação certamente indescritível”.

O comandante da 14ª Cia Independente, major Rafael Fernando de Carvalho, elogiou o empenho dos militares. ”Esses militares estavam no lugar certo e na hora certa, pois uma ocorrência dessa natureza possui um grau de complexidade inimaginável, que só agentes preparados emocionalmente e dedicados em cumprir a missão conseguem atuar, mesmo diate de toda adversidade”, salientou.

Além do comandante-geral e o comandante da 14ª Cia Independente, estavam presentes na homenagem o subcomandante-geral, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel José Augusto Piccoli de Almeida; o comandante de Polícia Ostensiva Norte (CPON), coronel Irineu Firmino do Santo; o diretor de Comunicação Social, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, além dos familiares da menina, a mãe, Natália dos Santos Soares e o pai, Wellington da Silva.

O diretor de Comunicação, coronel Pimenta, agradeceu pelo empenho no rápido socorro. “Os primeiros procedimentos foram fundamentais para salvar a vida da criança, uma vitória acalçada através da desenvoltura e técnica num momento de tamanho desespero, que exigiu um amparo singular somente perceptível em profissionais altamente treinados e dedicados à profissão policial militar”.

Emocionado, o pai da criança demonstrou uma grande admiração pelo trabalho dos policiais militares. ”Serei eternamente grato pelo atendimento desses policiais militares, e especialmente pela forma com que conduziram o socorro, demonstrando sensibilidade e controle da emoção. Espero retribuir esse gesto que, para mim, serviu como exemplo de vida”, destacou Wellington.

Ao final do encontro, os militares homenageados receberam um diploma de honra ao mérito e foram agraciados com uma dispensa do serviço como recompensa.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA