08/11/2018 15h02 - Atualizado em 08/11/2018 16h09

Policiais militares participam de palestra sobre estudo de caso do acidente de trânsito da BR 101 em Guarapari

Nesta quinta-feira (08), a Polícia Militar recebeu o atual chefe da Divisão Especializada de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, delegado Maurício Gonçalves da Rocha e a chefe da Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência, Yasmin Ricas Saldanha Bermond, para uma palestra com o tema “Estudo de caso do crime de trânsito de Guarapari/ES, na BR 101, em 22/06/2017”.

O encontro foi realizado durante a manhã, no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a presença do Chefe do Estado Maior Geral, coronel Marcio Celante Weolffel, do comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, do comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, além de outras autoridades.

A palestra detalhou informações relativas à maior tragédia rodoviária ocorrida no Espírito Santo. O acidente envolveu duas ambulâncias, uma carreta e um ônibus de viagem e vitimou 24 pessoas, deixando 18 feridos. O acidente ocorreu no km 343 da BR 101, em Guarapari por volta das 5h50min.

Desde o acidente, a equipe da Polícia Civil reuniu dados em uma extensa investigação para atribuir os crimes aos responsáveis pela tragédia. Foi especificada toda a dinâmica do acidente, tendo início desde as falhas no transporte do bloco de granito até a análise dos fatos após o crime.

O chefe da Divisão Especializada de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, delegado Maurício Gonçalves da Rocha relatou a importância do processo investigatório para elucidar o crime: “O trabalho de investigação foi primordial e serve de referência para nossas ações, pois observo que os crimes de trânsito causam grande sensibilidade”, avaliou.

O chefe da Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência, Yasmin Ricas Saldanha Bermond, apontou os desafios para entender as causas da tragédia: “Não importa o quão correto você é na rua. Sua vida depende de quem está ao seu lado, o trânsito é responsabilidade de todos”, destacou.

Ao final, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcio Celante Weolffel, agradeceu a presença de todos os participantes e os palestrantes, destacando a importância das investigações após o acidente: “A apresentação de hoje trouxe uma valiosa reflexão do trabalho diário de nossos policiais, isso demonstra que a Polícia Militar e a Polícia Civil devem trabalhar integradas nestes casos”, finalizou.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA