Governo do Estado do Espírito Santo
13/09/2021 14h43 - Atualizado em 13/09/2021 15h19

Policiais militares participam de ação preventiva de Saúde no QCG

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Saúde (DS), promoveu uma ação de Prevenção à Saúde Militar (PPSM), no Quartel do Comando Geral da PMES (QCG), na manhã desta segunda-feira (13).

A equipe multidisciplinar da DS iniciou o atendimento aos militares às 09h, realizando orientações em cardiologia, enfermagem, fisioterapia, neurologia, nutrição e oftalmologia. A ação também contou com a participação da equipe do Banco de Leite Humano, Programa DST/AIDS e do setor de Vacinas da Diretoria de Saúde. 

A dinâmica dos atendimentos funcionou da seguinte forma: na primeira mesa da estação, os militares preencheram uma ficha de avaliação, com seus dados pessoais e os dados de saúde colhidos por cada profissional pelo qual passavam. Dessa forma, puderam aferir a pressão, glicose e o peso corporal com cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC).

Dependendo da indicação (sobrepeso/obesidade, pressão alta, dentre outros), o próprio nutricionista, cardiologista ou neurologista agendava uma consulta futura no HPM. De imediato, os militares receberam aulas de educação nutricional para incentivo a práticas alimentares e de estilo de vida saudáveis. Além disso, o oftalmologista realizou triagem para eventual diagnóstico precoce de Glaucoma, por meio de exames feitos na hora. Também foram realizados atendimentos presenciais de fisioterapia, acupuntura e quiropraxia. Ao final, um café da manhã saudável estava disponível aos participantes. 

Segundo a enfermeira major Gisele, uma das organizadoras do evento, “ações como essa são importantes para divulgarmos os serviços de saúde à disposição da família policial militar e atuarmos de forma preventiva, identificando precoce e proativamente militares que apresentem fatores de risco à saúde e que necessitem de avaliação clínica específica, além de fornecer orientações para redução dos riscos e melhora da saúde e bem-estar geral dos servidores. Esperamos que esses programas possam ganhar força e prestar um grande serviço a nossa instituição militar”, opinou.

O evento faz parte das comemorações alusivas ao 29º aniversário do Hospital da Polícia Militar. Na próxima quarta-feira (15) ocorrerá uma solenidade militar no auditório do HPM, às 09h e na quinta-feira (16), um culto de Ação de Graças, no mesmo horário e local.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard