Governo do Estado do Espírito Santo
27/12/2018 13h40 - Atualizado em 27/12/2018 16h21

Policiais militares impedem assalto a banco em Barra de São Francisco e apreendem armas

Na manhã da última segunda-feira (24) houve uma tentativa de roubo ao banco Sicoob, agência localizada em Barra de São Francisco. A ação criminosa foi frustrada pela Polícia Militar. Cinco homens e uma mulher foram detidos e armas foram apreendidas.

Os militares receberam a informação de que no interior do banco havia uma pessoa refém de criminosos que pretendiam roubar a agência. Quando chegaram ao local, os policiais abordaram um suspeito do lado de fora da agência e em sua cintura localizaram uma pistola calibre 9mm de fabricação turca com 15 munições.

O segundo suspeito tomou uma pessoa como refém e passou a utilizá-la como escudo humano, se deslocando pelas ruas de Barra de São Francisco. O criminoso liberou o refém na Avenida Jones dos Santos Neves e tentou roubar um veículo para fugir, entretanto foi cercado pelos militares. Em seguida o suspeito se entregou e com ele também foi apreendida uma pistola calibre 9mm de fabricação turca, com 13 munições intactas.

Segundo levantamento, no dia anterior (23), por volta das 14h, uma mulher desconhecida chegou à residência de um funcionário da agência bancária solicitando auxílio para consertar um veículo, ocasião que dois homens se aproximaram, armados e encapuzados. Entraram os três na residência. Todos que estavam na casa foram mantidos reféns no interior da residência, até por volta das 20h, quando outros criminosos, que não estavam na casa, retiraram todos, exceto o funcionário do banco. Os reféns foram levados para um matagal, na localidade de Córrego Miracema e liberados na manhã da segunda-feira, após o fracasso da ação.

Por volta das 07h da segunda feira (24), o funcionário do banco saiu sozinho de sua casa, utilizando seu veículo particular, em direção ao Banco Sicoob. Durante todo o percurso foi seguido por três criminosos a bordo de outro veículo, mantendo contato via telefone com os criminosos durante todo o trajeto. Devido à movimentação da Polícia Militar no entorno da agência, o plano foi frustrado e nenhum valor foi subtraído da instituição financeira.

Após todas as diligências realizadas, seis suspeitos foram autuados. Um dos envolvidos foi detido pela Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Mantena. Além disso, duas pistolas calibre 9 milímetros, 28 munições, um veículo Fiat Siena e uma motocicleta foram apreendidos e encaminhados ao plantão policial de Barra de São Francisco.

No total, 107 militares atuaram na ocorrência, contando com o apoio de policiais de Nova Venécia, Pancas e Mantena, cidade de Minas Gerais, sendo ainda utilizados a aeronave Harpia do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer) e um helicóptero da PMMG.

O comandante do 11º BPM, tenente-coronel Luciano Silva Suave, disse que a tentativa de roubo ao banco Sicoob foi impedida graças à ação rápida dos policiais militares, sendo que muitos deles estavam de folga e se apresentaram voluntariamente. “Se não fosse a união da tropa, o sentimento do dever e a fé na missão, não teríamos obtido êxito”, destacou o tenente-coronel agradecendo a todos os policiais envolvidos na ocorrência, que de forma honrosa impediram a ação dos criminosos.

PM prende mais dois envolvidos 

Na manhã desta quinta-feira (27), policiais militares do 11º Batalhão prenderam mais dois criminosos envolvidos na tentativa de extorsão mediante sequestro de um funcionário do banco Sicoob de Barra de São Francisco.

Após denúncia anônima de que dois homens em uma motocicleta estariam fazendo buscas em um terreno baldio, uma equipe da Polícia Militar prosseguiu ao local indicado e abordou os suspeitos.

De acordo com os militares, a dupla contou que foi contratada em Nanuque/MG para buscar um veículo abandonado nas imediações do local em que foram abordados. Eles disseram ainda que em um matagal próximo ao veículo estaria uma carteira contendo documentos e um carregador de pistola.

Após buscas no lugar indicado pelos suspeitos, os policiais encontraram um carregador de pistola calibre 9 mm contendo 15 munições intactas.

W. M. confessou que receberia o valor de R$ 500,00 em dinheiro para recuperar o carro, a carteira e o carregador de pistola. Já A. S. R., de 30 anos, declarou que obteria a quantia de R$ 100,00 para transportar M.W.M. até Barra de São Francisco.

No mesmo local onde foi realizada a abordagem, os policiais encontraram um veículo abandonado na última segunda-feira (24), logo após uma tentativa de roubo ao Banco Sicoob.

Os policiais disseram que o carregador de pistola e as munições apreendidas pela guarnição nesta quinta (27) possuem as mesmas características das utilizadas pelos assaltantes da instituição financeira.

“A comunidade tem primordial importância na construção de uma segurança pública de qualidade. Devido a uma denúncia anônima, mais dois envolvidos foram detidos. Contamos sempre com a participação da população de bem,” afirmou o comandante da Unidade, tenente-coronel Luciano Silva Suave.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard