Na manhã desta segunda-feira (02), policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do Ministério Público do Espírito Santo (NI-AMMP) participaram da Operação “Blindagem”, em apoio ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e o Laboratório de Auditoria Digital da Sefaz.
A operação teve como foco apurar a utilização de “laranjas” para constituir empresas, com o objetivo de se eximir da responsabilidade sobre os débitos tributários contraídos por elas. Assim, quando as empresas acumulam dívidas que inviabilizam o funcionamento, eram abandonadas, sendo sucedidas por outras, que assumem as operações, os clientes, os pontos comerciais e, até mesmo, o nome comercial que ostentam nas fachadas.
Segundo o assessor militar do Ministério Público, tenente-coronel Celso Luiz Ferrari, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Cariacica e o sequestro de 15 veículos (deferido judicialmente), sendo quatro de alto padrão, e de 23 imóveis, com o objetivo de assegurar a reparação de ao menos parte dos danos causados ao erário público estadual, já que os débitos tributários constituídos chegam a quase 23 milhões.
Participam da operação 18 policiais militares da Assessoria Militar do MPES, dois policiais militares do 7° BPM, 12 auditores fiscais da Receita Estadual e cinco promotores de Justiça, frisou o Oficial.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857