Uma operação que durou cinco minutos e salvou três vidas na Praia de Itaparica, neste domingo (20), em Vila Velha. Foi assim a atuação de uma equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que ao sobrevoar a orla do município durante patrulhamento, visualizou pessoas em situação de emergência no mar. Uma mulher e dois homens foram resgatados com sucesso em uma operação que contou com a participação dos guarda-vidas atuantes no balneário.
Em voo mais baixo para ter uma melhor amplitude de visualização da orla, o Hárpia seguia em patrulhamento durante a Operação Verão, quando os tripulantes da aeronave – capitã Elizabeth, capitão Helbson, cabo Cassotto, cabo Welquerson e soldado Champousk – visualizaram um ponto afastado a aproximadamente 500 metros da faixa de areia, e uma movimentação anormal de banhistas na orla apontando para o mar.
Logo, foi realizada uma manobra conhecida como “360”, pela qual foi possível visualizar que havia um bote com uma mulher dentro, um rapaz segurando o bote pelo lado de fora e outro rapaz mais afastado, abraçado a um colete de isopor e com apenas uma nadadeira em um dos pés. O trio acenou pedindo ajuda, momento que a equipe solicitou emergência e deu início aos procedimentos de salvamento.
O resgate
Os soldados Champousk e Cassoto após o sucesso do resgate
A equipe, composta por cinco policiais militares, lançaram o soldado Champousk na água, que pegou a vítima que estava mais grave. O soldado Cassoto, na função de fiel da aeronave, responsável pelo balizamento do Hápia e a manipulação do cesto de resgate, chamado puçá, lançou o equipamento e extraiu o jovem da água.
“Estava ventando muito, o que dificultou um pouco a manobra de resgate, mas conseguimos nesse primeiro momento retirar a vítima mais crítica. Ela estava separada do bote, e estava nadando há muito tempo tentando chegar a ele, mas já estava na iminência de afundar devido ao cansaço. O trio voltava de uma ilha quando tudo aconteceu. A correnteza estava forte no momento e eles foram levados para longe. Chegamos a tempo”, explicou soldado Cassoto.
Os outros dois banhistas foram resgatados com o apoio dos salva vidas. Todos eles foram levados para a areia, onde receberam os primeiros socorros e liberação para atendimento médico.
Um ano depois
O soldado Cassoto, um dos policiais militares envolvidos neste salvamento na Praia de Itaparica, foi o mesmo militar que há exatamente um ano (16/01/2018) salvou a vida de um bebê com parada respiratória, durante ação no município de Serra. Ele estava de folga, estudando em casa, quando ouviu os gritos de desespero da mãe com o bebê nos braços. Reencontro do Sd Cassoto com a pequena Ana Clara
A menina estava desacordada e sem respirar. Soldado Cassoto executou manobras de desobstrução das vias aéreas aprendidas em treinamento militar e foi então que a pequena Ana Clara recobrou a consciência e o fôlego, logo depois sendo encaminhada ao hospital.
“Eu fui muito abençoado. Um ano depois do caso com a Ana Clara, esse novo presente de Deus. Fico muito feliz em poder ajudar. Foi um trabalho em equipe muito bem executado”, avaliou.
Para o militar, esse trabalho de prevenção, com o uso da aeronave é fundamental, especialmente no verão, que aumentam os casos de afogamento. “É um momento que as pessoas estão relaxadas e a atenção à segurança tem que ser redobrada. Então temos que abraçar essa responsabilidade, pois a vida não tem preço. Fazemos o que for preciso para ajudar”, finalizou.
Veja o vídeo na íntegra através do canal do Youtube da PMES:
https://www.youtube.com/watch?v=SGezotvzuck
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL ALESSANDRO OLIVEIRA LUBE
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857