O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, falou sobre o reforço no policiamento em Vitória, durante coletiva de imprensa, na noite desta segunda-feira (10), no Quartel do Comando Geral.
O coronel Caus atendeu à imprensa para falar sobre o reforço no policiamento aplicado durante todo o dia de hoje e que será mantido ao longo da semana, sem previsão para término.
O comandante-geral explicou que o reforço de policiais de setores administrativos foi aplicado em 29 pontos da Capital, entorno do Complexo do Bairro da Penha e compreendeu um raio de 15km.
Alimentados com informações de inteligência, na parte de manhã foram distribuídos 101 policiais militares em 37 viaturas. À tarde, além desse número, também reforçou o efetivo outros 67 integrantes do Comando de Polícia Ostensiva Especializado. Já a noite, a região contará com Batalhão de Missões Especiais (BME) e as equipes de Força Tática.
“São realizados pontos de bloqueios, abordagens a ônibus, táxis e veículos suspeitos. Esse isolamento na região permite que roubos sejam evitados, que não haja manifestações ou até mesmo queima de coletivos. Essa é uma resposta da Polícia Militar para garantir a segurança ao cidadão e já temos um balanço positivo”, destacou o coronel Caus. Em coletiva o comandante-geral salientou ainda os esforços para que sejam presas as lideranças criminosas do estado.
A operação de hoje é fruto do planejamento e coordenação do comando geral, subcomando geral, chefe do Estado-Maior Geral em parceria com o 1º CPOR e o CPOE. “Graças a essa ação coordenada foi possível empregar de oficiais e praças integrantes do Centro Administrativo, Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipe) e Companhia de Polícia de Guarda.
Território do Bem
Desde o último dia 07 de julho tem sido desenvolvida a “Operação Força-tarefa: Território do Bem”. A ação da Polícia Militar é realizada nos bairros que compõem o Aglomerado da Penha e adjacências, em Vitória, com foco na prevenção, ações qualificadas e saturação territorial. Sua execução acontece até o próximo dia 21, podendo sobre alteração conforme planejamento.
O objetivo é preservar a ordem pública e a paz social na região, culminando com o aumento da percepção e da sensação de segurança da população residente no Aglomerado da Penha.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br