21/10/2021 11h13 - Atualizado em 21/10/2021 11h15

Polícia Militar recebe 94 novas radiopatrulhas

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (21), no pátio do Quartel do Comando Geral, em Vitória, a Polícia Militar do Espírito Santo recebeu 94 novas viaturas equipadas e prontas para auxiliar a sociedade capixaba no patrulhamento preventivo, interação comunitária e repressão criminal. A entrega foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

As novas radiopatrulhas são modelo Renault Duster, destinadas aos batalhões e companhias operacionais que atuam na Região Metropolitana da Grande Vitória. Esses veículos contam com equipamentos mais modernos disponíveis para o radiopatrulhamento convencional e especializado, como rádios comunicadores digitais, sinalizadores em led, sirene no compartimento do motor, cofre para transporte de conduzidos e segunda bateria para maior eficiência elétrica.

O investimento total ultrapassou a marca dos nove milhões e sua aquisição se deu por meio de verba do Tesouro Estadual do Espírito Santo.

Para o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a entrega materializa o comprometimento do governo do estado com a segurança pública, especialmente em dar continuidade aos investimentos.

“Isso faz parte do processo de recuperação da estrutura logística e recursos humanos da nossa instituição. Além dessas viaturas, em breve receberemos mais 102 radiopatrulhas destinadas às unidades do interior do estado”, informou.

Ainda sobre investimentos, o comandante mencionou alguns pontos importantes, como a reestruturação da PM, concurso público em andamento e outro autorizado, diversas obras nas unidades da Grande Vitória e interior, bem como a aquisição de novos equipamentos e armamentos para os policiais. Paralelo a isso, coronel Caus pontuou o sucesso da implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência e a desoneração do efetivo para escolta de presos como decisões cruciais do governo do Estado em favor da Polícia Militar.

Por sua vez, o secretário de segurança pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho enalteceu a estrutura tecnológica com a qual as viaturas foram produzidas, dispondo de computação embarcada que permite a emissão de sinal Wi-Fi para os smartphones dos policiais militares, permitindo uma conexão mais veloz e eficiente aos sistemas para lançamento de ocorrências, verificação de mandados judiciais e veículos com restrição.

“A reposição das frotas está ocorrendo da melhor forma possível. Estamos retirando das ruas viaturas com quase 10 anos de serviço e recolocando veículos mais potentes e econômicos, com tecnologia moderna. Nunca vimos tamanho investimento em infraestrutura e reestruturação da Polícia Militar. O governo de Renato Casagrande é o grande responsável por estas conquistas, um gestor com sensibilidade e diálogo aberto sempre para a segurança pública”, expressou.

Por fim, o governador Renato Casagrande declarou a importância da integração das forças policiais nesse trabalho de recuperação e investimentos, numa área que é estratégica e prioritária como a segurança pública.

“Apesar dos bons resultados, temos ainda grandes desafios. Controlar a pandemia de drogas, cultura da violência e desvalorização da vida. Por isso estamos trabalhando pela continuidade dos investimentos na segurança, para que a sociedade não seja afetada. Apoiando e valorizando nossos policiais, dando melhores condições de trabalho, com equipamentos tecnológicos para ajudar a vencer o crime e dar a sociedade a segurança que ela merece”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA