Governo do Estado do Espírito Santo
27/09/2021 17h41

Polícia Militar realiza solenidade de abertura do VII Curso de Cinotecnia

Na tarde desta segunda-feira (27), a Polícia Militar, através da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc),  realizou a abertura solene do VII Curso de Cinotecnia. O evento ocorreu no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Vitória. 

Compôs a mesa de honra o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; o comandante de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta; o tenente-coronel Anderson Loureiro Barbosa, representando o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa; o tenente-coronel Paulo Rogério do Carmo Barbosa, comandante da Companhia Independente de Missões Especiais e o promotor Sérgio Alves Pereira. 

A cerimônia representou a aula inaugural do curso e contou com a participação de todos os alunos. Em sua fala, coronel Pimenta afirmou que “é um dia que entra para a história da PMES, pelo testemunho de tantas vitórias institucionais. Isso não seria possível se não fosse o engajamento e o comprometimento do comandante-geral e de sua equipe”.

Sobre o curso, o oficial  parafraseou Santo Inácio de Loiola: “trabalhe como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus. Bom curso a todos”. 

O promotor Sérgio Alves Pereira, no tempo em que compôs as fileiras da PMES, foi um dos fundadores da Companhia Independente de Operações com Cães. Ele se sentiu honrado em ser convidado para a solenidade e poder ver o avanço da Unidade, agora se tornando Batalhão de Ações com Cães.  

“A importância que hoje essa unidade representa no policiamento e nas áreas sensíveis capixabas é enorme. Desejo um bom curso a todos e sucesso. Que Deus os proteja”, desejou. 

Por fim, o comandante-geral, coronel Douglas Caus defendeu o planejamento estratégico com visão de futuro e a continuidade dos serviços como alicerces de uma boa gestão administrativa. Nesse sentido, elogiou o comando do CPOE, especialmente neste momento de avanços importantes na estrutura organizacional da PM.

“Segurança pública não comporta amadorismo, não flerta com a ilegalidade e requer policiais bem formados e qualificados. O comandante espera que se dediquem e se qualifiquem, porque a missão vai ser pesada. Se precisar vamos usar o braço forte do Estado, que é a Polícia Militar. Não iremos recuar. Vocês fazem parte de um grande projeto e planejamento. Espero o melhor de vocês”, finalizou.

O curso

O objetivo do curso Cinotecnia é qualificar o efetivo no adestramento e nas peculiaridades que envolvem o emprego de cão policial nas mais diversas missões. Ele terá 320 horas/aula, divididos em quatro módulos e envolverá a participação de mais de 20 instrutores. Além disso, possui um módulo com 100 horas/aulas destinados exclusivamente para as operações policiais com cães. 

Dentre as disciplinas, pode-se citar: o patrulhamento Tático Motorizado com Cães, o Controle de Distúrbios Civis (CDC) com Cães, o Patrulhamento em Área de Alto Risco com Cães, o rastreamento tático com emprego de cães, operações com apoio de aeronave, Tiro Policial com cão e APH Tático Veterinário.

Destarte, a Companhia de Operações com Cães objetiva a instrução e profissionalização de profissionais de segurança pública, preparando e capacitando policiais militares da PMES, de coirmãs e de outras instituições para a compreensão do cão como instrumento de suplementação da atividade policial. 

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard