Governo do Estado do Espírito Santo
26/06/2018 16h46

Polícia Militar realiza reunião de fomento aos Conselhos Comunitários nas regiões do programa “Ocupação Social”

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou, na manhã desta terça-feira (26), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), uma reunião de estruturação denominada “Fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública” nas regiões contidas no programa “Ocupação Social”.

Ao todo são 26 bairros em diferentes localidades do Estado que são consideradas áreas críticas sob o viés da criminalidade e riscos sociais. Foram verificados os responsáveis pelos comandos locais que possuem administração direta dos recursos administrativos e operacionais da PM em cada localidade.

A reunião foi aberta pelo Chefe do Estado Maior Geral da PMES, Coronel Márcio Celante Weolffel, que ressaltou que a PMES encontra-se recebendo investimentos do BNDES e BID destinados aos projetos de segurança pública com a intenção de renovação da Instituição. Na reunião, o coronel apontou ainda que a ação denominada “Fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública” é um dos indicadores que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) monitora. No mês de agosto a PMES receberá uma visita técnica de uma equipe do BID no Estado para fins de monitoramento dos indicadores e contrapartidas desenvolvidas e em desenvolvimento.

A reunião contou com aproximadamente 20 oficiais comandantes locais das regiões compreendidas pelo programa e respectivos assessores que receberam informações necessárias para as atividades em desenvolvimento. Para o Chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC e gestor da ação, Major Sandro Roberto Campos, “a intenção é dotar de material e orientações necessárias para o incentivo e fomento da criação e/ou fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública nas regiões contempladas pelo programa”.

O Major ainda complementou: “os Conselhos Comunitários de Segurança Pública são entidades de direito privado pertencentes ao terceiro setor, enquanto Organizações Não Governamentais, mas criadas pelas próprias comunidades. A PM incentiva que as comunidades se organizem e se estruturem nesse sentido, com vistas a constituírem importantes e permanentes espaços de discussões e debates nesta temática. Marcamos para o dia 12 de julho 2018 uma primeira parcial das apresentações realizadas às comunidades e um diagnóstico inicial. Todo dia 12 os comandantes locais deverão lançar em formulário online as atividades realizadas e serão monitorados pela DDHPC acerca do andamento das tratativas locais com vistas ao fortalecimento desses espaços”.

Para um dos comandantes da 14ª Companhia, Major Maximiliano Werneck de Souza,“não há outro caminho senão o debate e diálogo com a sociedade civil organizada acerca das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, e mais além, de todo o poder público em geral, que, direta e indiretamente são corresponsáveis na produção da ordem pública. Vamos empenhar com afinco nessa nobre missão”.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard