13/11/2018 12h16 - Atualizado em 13/11/2018 21h40

Polícia Militar realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2018

Na manhã desta terça-feira (13), no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, foi realizada a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2018. O curso é um requisito legal para a promoção do capitão ao posto de major. Participaram da formatura 38 capitães da Polícia Militar e três capitães do Corpo de Bombeiros Militar.

O CAO foi planejado pela Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa da PMES, e realizado integralmente na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo. Com carga horária de 491 horas/aula, o curso teve 19 disciplinas, além de palestras e outras atividades voltadas para a capacitação dos discentes nas tarefas gerenciais exigidas pelas Corporações.

O orador da turma, capitão Nerio Pereira da Silva Filho, agradeceu aos familiares, principalmente aqueles que moram no interior, pela compreensão da abdicação de tempo junto à família que os discentes tiveram para que pudessem chegar ao fim do curso.

O paraninfo, Professor Mestre Érico Sangiorgio, descreveu as fases de sua vida que o levaram a ministrar aulas para o CAO 2018, demostrando o carinho e respeito que tem pela turma. Lembrou-se do sonho de criança de ser policial, de seu ingresso no grupo de escoteiro e a aprovação na primeira fase de um concurso da PMES. Na sequência falou de sua desistência da carreira militar e a entrada para a carreira acadêmica, guardando assim o sonho de criança. Aprovado em um cargo público, ficou por algum tempo em uma gerencia na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), momento em que teve a oportunidade de ter contato com vários policiais. E neste ano teve a chance de ministrar aulas na Academia de Polícia, ocasião em que se sentiu aluno e realizou o seu sonho de infância. “Quando vocês acordarem e colocarem a farda, lembrem-se que muitos gostariam também de estar ali olhando para aquele espelho”, declarou o paraninfo dizendo ainda que a PM deve ser tratada com respeito, amor e carinho por ser muitas vezes a última linha de defesa da sociedade.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, parabenizou os formandos pelo empenho e dedicação. “O desafio é grande, mas agora aperfeiçoados com conhecimentos técnicos, científicos e pedagógicos, vocês estarão mais bem preparados”, declarou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Nylton Rodrigues, se dirigiu aos futuros integrantes do Alto Comando da PM e BM e futuros comandantes gerais. “Nossas instituições não são nossas, nós apenas cuidamos delas. Lembrem-se disso quando estiverem comandando, pois o líder é aquele capacitado a tomar atitudes, posicionamento institucional. Atitudes positivas, coragem de fazer o que é certo”, pontou.

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública (aprovado pelo CEE/ES Resolução nº 4624/2016, DIOES de 10/11/2016).

Esse processo de aperfeiçoamento proporciona ao oficial uma requalificação profissional e atualiza os conhecimentos nas áreas social, jurídica, de gestão e de aplicação técnica operacional em segurança pública.

É um período destinado ao estudo, à reflexão, à pesquisa sobre temáticas de segurança pública no estado do Espírito Santo, amplia debates sobre a gestão do serviço para a coletividade, e fomenta a produção de conhecimento científico sobre assuntos pertinentes à missão constitucional de cada Corporação.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA