21/08/2018 16h04 - Atualizado em 21/08/2018 16h12

Polícia Militar realiza formatura da 7ª edição do Curso de Ações Táticas Especiais

A noite desta terça-feira foi marcada pela formatura da 7ª edição do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate). A cerimônia aconteceu no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, e contou com a participação do comandante-geral Alexandre Ofranti Ramalho, além de diversas autoridades militares e dos familiares dos formandos.

No início da solenidade, o pelotão com os 12 formandos – dentre eles, dois policiais rodoviários federais – surpreendeu a todos ao adentrar o pátio do QCG simulando uma entrada tática. A simulação contou com a presença da aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), de onde alguns formandos saltaram e recriaram uma cena de atuação com disparos e utilização de granadas de sinalização.  Os formandos adentraram o pátio do QCG simulando uma entrada táticaOs formandos adentraram o pátio do QCG simulando uma entrada tática (Foto: divulgação DCS)

Na oportunidade, os três primeiros colocados do curso – soldado Chisté, tenente Matheus e o agente PRF Leonardo – foram homenageados e receberam premiações. Em momento emocionante, o sargento Marcos Rébuli da Rocha, recentemente hospitalizado devido a uma intercorrência durante o curso, recebeu uma placa de agradecimento pelo excelente empenho como instrutor de explosivos do Cate.O sargento Rébuli, ladeado pelos familiares, recebendo a homenagem do comandante-geral, Coronel Ramalho e do comandante da Cimesp, major AnechiniO sargento Rébuli, ladeado pelos familiares, recebendo a homenagem do comandante-geral, Coronel Ramalho e do comandante da Cimesp, major Anechini (Foto: divulgação DCS)

“A partir desta data um vínculo mais forte os entrelaça. Ao transpor cada desafio, passaram por transformações internas que os fizeram aprender a valorizar pequenas coisas, pessoas e momentos. Deram valor a quem está próximo, formaram laços familiares com seus companheiros. Transformamos diamantes brutos em verdadeiras joias raras”, afirmou o comandante da Cimesp, major Sérgio Luiz Anechini, que finalizou seu discurso com uma frase de Aristóteles: “a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.

O comandante-geral da PMES, coronel Ramalho, parabenizou os formandos pela realização desta conquista. “Aos cateanos todo o meu respeito e admiração, desde o primeiro momento que se inscreveram neste curso, pois sabiam que não seria fácil. Após rotinas exaustivas, onde passaram fome, frio, cansaço, falta da família, encararam inúmeros desafios, mas nunca deixaram de sonhar e acreditar nos seus ideais. Meus parabéns a todos os formandos e também aos instrutores  pelo apoio incansável”, afirmou.

Em sua fala, coronel Ramalho agradeceu de forma especial ao sargento Rébuli. “Minha sincera gratidão a esse militar pela dedicação e pelo espírito de guerreiro, exemplo de homem que nunca se deixa abater, apesar das dificuldades”, finalizou.

O Cate

Os três primeiros colocados no Cate 2018 recebendo as premiaçõesOs três primeiros colocados no Cate 2018 recebendo as premiações (Foto: divulgação DCS)

Após 35 dias de curso, repletos de muitos desafios e treinamentos intensos, 12 novos cateanos se formaram para atuar em ocorrências de alta complexidade no estado.

Os concludentes cumpriram uma carga horária de 318 horas/aula, com uma grade curricular que os habilitam a gerenciar crises, resgatar reféns, atuar em operações aéreas, de altura e aquáticas, ocorrências com explosivos, ações antibombas, entre outras situações que exigem atuação específica.

Até o momento, o Cate formou 105 combatentes, desde sua primeira edição em 2003. O curso possui reconhecimento nacional e já formou profissionais de vários estados brasileiros, tais como Ceará, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul Piauí e Goiás.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA