A Academia de Polícia Militar do Espírito Santo celebrou, nesta quinta-feira (19), a cerimônia do Dia da Bandeira, por ocasião do aniversário de adoção desse símbolo nacional. Durante a solenidade, a Bandeira do Brasil esteve em local de destaque diante da tropa formada pelos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e pelas praças que compõem o efetivo da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM).
Juntamente com o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional, a Bandeira Nacional compõe os símbolos nacionais brasileiros. A atual versão foi apresentada em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Desde essa data é comemorado o Dia da Bandeira.
Conduzida pelo 1° tenente Diego Cintra Collistet, o Pavilhão Nacional foi colocado em local de destaque no pátio de formatura e diante da tropa formada. Em seguida, o comandante da APM, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, e o subcomandante da APM, major Maxwel Rezende Damaceno, efetuaram, respectivamente, o hasteamento das Bandeiras do Brasil e Espírito Santo.
Conforme preceitua o regulamento de continências, as bandeiras consideradas inservíveis são incineradas. Dessa forma, um exemplar foi conduzido pela praça mais antiga da APM, o subtenente Marcelo Anderson Pinto Gomes, sendo incinerado em ato solene.
A tropa formada entoou ainda o Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.
Na Grande Vitória a cerimônia de culto à Bandeira Nacional foi realizada na APM, enquanto nas Unidades do interior do estado a organização do cerimonial ficou de acordo com cada comando regional.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br