Governo do Estado do Espírito Santo
22/11/2021 19h13

Polícia Militar realiza a solenidade de instalação do BAC e o encerramento da 7ª edição do Curso de Cinotecnia

A Polícia Militar promoveu uma solenidade de instalação do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o encerramento da 7ª edição do Curso de Cinotecnia. O evento foi na tarde desta segunda-feira (22), na sede do BAC.

O Batalhão de Ações com Cães foi criado com o advento do Decreto nº4970-R de 27 de setembro de 2021, quando novas diretrizes para a organização da PMES foram definidas. O BAC foi então incorporado à estrutura organizacional do Comando de Polícia Ostensiva Especializado.

Em posição de destaque e diante do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza assumiu o comando do BAC.

Na sequência, para materializar o ato de instalação do Batalhão de Ações com Cães foi efetuado o descerramento de uma placa comemorativa. Nela foram transcritos os nomes do atual efetivo da Unidade.

Como parte do encerramento da 7ª edição do Curso de Cinotecnia os formando promoveram diversas demonstrações do emprego operacional dos cães na atividade policial, para os familiares e amigos que prestigiavam a solenidade.

O curso teve inicio em 27 de setembro e concluído hoje com 28 alunos, sendo 25 da PMES, um oficial da PM da Bahia e dois servidores da Sejus. Os discentes tiveram um total 20 disciplinas, somando 320h/a de curso.

Após as oito semanas de formação, nesta data, os formandos receberam das mãos dos padrinhos e madrinhas o brevê de Cinotecnia. Símbolo que coroa a honra e valores conquistados. Pela primeira vez os concludentes deste curso passam a ostentar o listel de “Operações com Cães”.

Os alunos e seus respectivos cães que se destacaram na capacitação também receberam premiações. Destaque Detecção, Destaque Obediência, Destaque Proteção/Focinheira, Destaque Guarda/Proteção e Equipe Destaque.

Durante sua fala, o tenente-coronel Tavares homenageou os antecessores do BAC. “São bases sólidas de valores éticos e morais. O BAC já nasce em berço esplêndido. É nosso dever cuidar desse Batalhão”, destacou o primeiro comandante do BAC.

Com uma frase de Sun Tzu: “A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço”, o comandante do CPOE, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta deu inicio ao seu discurso homenageado a garra e competência dos alunos formandos. O coronel Pimenta também destacou que o “BAC já nasce como uma das melhores unidades da PMES”. Citou também os esforços de várias pessoas na estruturação do Batalhão.

Corrobora com esse pensamento o comandante-geral quando diz que: “O BAC foi uma das melhores decisões administrativas e operacional que a PMES tomou”. O coronel Caus destacou que o curso foi possível já que existiu planejamento para que fosse realizado. Em seu discurso, também lembrou dos veteranos do canil. “Vocês continuam sendo a família policial militar”, pontuou. O comandante-geral também salientou a escolha do tenente-coronel Tavares para comandar o BAC. “Entregamos o comando do BAC nas mãos de um oficial proativo e competente”.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard