Governo do Estado do Espírito Santo
27/04/2018 14h17

Polícia Militar prende um dos homicidas mais procurados do Estado

Uma ação conjunta entre as equipes de Inteligência do 7º BPM e 2ºBPM, juntamente com as Forças Táticas destas Unidades, resultou na prisão de um dos criminosos mais procurados pela polícia nos últimos anos. Lucas Siqueira Barbosa, 24, vulgo Rato, figura na lista dos 10 mais procurados da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) e foi detido pela Polícia Militar nesta quinta-feira (26), em Córrego Bolera, no município de Vila Valério.

Após levantamentos de informações e as respectivas diligências, as equipes executaram uma operação minuciosa de reconhecimento da área onde o foragido estava escondido e o cercaram o local para abordagem. Lucas Siqueira Barbosa tinha cinco mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Ele foi entregue na Delegacia de São Gabriel da Palha.

O criminoso era considerado um dos chefes do tráfico de drogas das regiões de Nova Canaã e Porto Novo, em Cariacica. Ele estava envolvido recentemente em ocorrências de homicídio, inclusive atentou contra a vida de policiais militares no início do mês de abril, em Porto Novo e também em Flexal I, em fevereiro deste ano.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alexandre Ofranti Ramalho, elogiou a atuação dos militares envolvidos na ocorrência e ressaltou o comprometimento da instituição no combate ao crime.
“A Polícia Militar do Espírito Santo está engajada em retirar do convívio social criminosos que têm causado tanto transtorno à vida da comunidade. Para tanto, tem trabalhado com muita qualidade na atividade de inteligência e nos patrulhamentos diários, diminuindo assim a criminalidade e aumentando a segurança dos cidadãos”, afirmou.

Para o Comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, Coronel Souza Reis, o sucesso da operação se deu especialmente pela integração entre as Unidades, entre os setores de Inteligência e a perspicácia de todos os militares envolvidos. “O trabalho em conjunto foi crucial para o êxito desta ação e sempre rende frutos contra a violência”, opinou o oficial.

Lucas Siqueira Barbosa estava envolvido nos seguintes crimes:

• Tentativa de homicídio no bairro Flexal I, dia 05/04/2016;
• Um triplo homicídio e tripla tentativa de homicídio no bairro Flexal I, dia 15/04/2016, motivado pela disputa do tráfico na região;
• Tentativa de homicídio contra dois Policiais Militares, dia 08/02/2017, no bairro Flexal I.
• Tentativa de homicídio no bairro Flexal I, dia 28/07/2016, em disputa pelo controle do tráfico na região;
• Tentativa de homicídio no bairro Flexal II no campo do Apolo, dia 31/10/2017.
• Homicídio e tentativa no bairro Flexal II, dia 28/11/2017;
• Tentativa de homicídio no bairro Flexal II, próximo ao campo do APOLO, dia 13/03/2018;
• Confronto com policiais militares no bairro Porto Novo, dia 03/04/2018.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard