21/09/2018 11h15 - Atualizado em 21/09/2018 11h22

Polícia Militar participa de palestra do TRE sobre as eleições 2018

Na tarde desta quinta-feira (20), a Polícia Militar do Espírito Santo participou de uma palestra ministrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) acerca das normas eleitorais para o próximo pleito.

O evento ocorreu no auditório do Hospital da Polícia Militar e contou com a presença de integrantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado – Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, além de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário. Dentre as autoridades presentes, estava o subcomandante-geral da PMES, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Márcio Celante Weoffel e o presidente do TRE, desembargador Anníbal de Rezende Lima.

A palestra teve como objetivo divulgar as condutas vedadas que deverão ser observadas pelos agentes de segurança pública para o pleito de outubro. Nesse sentido, a palestrante Nadja Machado Botelho, procuradora regional eleitoral, esclareceu sobre os principais crimes eleitorais cometidos nesse período e orientou sobre a importância de reunir o maior número de provas possível, para evitar a impunidade dos transgressores.O presidente do TRE, desembargador Anníbal de Rezende Lima, falou sobre a importância de unir esforços para garantir um pleito eleitoral sem intercorrênciasO presidente do TRE, desembargador Anníbal de Rezende Lima, falou sobre a importância de unir esforços para garantir um pleito eleitoral sem intercorrências (Foto: Diretoria de Comunicação Social)

Em seguida, o juiz do TRE, Aldary Nunes Junior explanou sobre uma cartilha didática que orienta sobre as condutas permitidas e proibidas no dia das eleições, bem como a atuação dos agentes de segurança em cada situação específica.

Por fim, o secretário de tecnologia do TRE, Danilo Marchiori, falou sobre os mecanismos de segurança empregados nas urnas eletrônicas e nos sistemas de apuração de dados para impedir que fraudes aconteçam durante as eleições.

Para o presidente do TRE, desembargador Annibal de Rezende Lima, a expectativa é realizar um pleito de referência, a partir de um trabalho coeso e integrado entre os órgãos de segurança. “Vamos unir esforços para que todos os capixabas possam exercer sua cidadania em plenitude", frisou.

O subcomandante-geral da PMES, coronel Brezinski, afirmou que a Polícia Militar vai encarar com responsabilidade a missão de zelar pela tranquilidade e segurança dos eleitores, “para que esse importante processo democrático possa fluir dentro da normalidade em nosso Estado”.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA