Na tarde desta quinta-feira (03) foi deflagrada a operação “Reflexo”, em Nova Venécia. A Polícia Militar do 2º Batalhão contou com a participação da Polícia Civil e também da Sejus durante as ações, que resultaram na apreensão de armas de fogo, drogas, pássaros silvestres e outros materiais. Onze pessoas foram detidas.
De acordo com o Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Batista, Comandante da operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, após levantamentos realizados pelos agentes do Serviço de Inteligência da Unidade, em torno dos crimes de tráfico de drogas, posse/porte ilegal de armas de fogo, objetos produtos de furtos e roubos, inclusive veículos furtados e roubados.
A operação contou com o empenho de 105 policiais militares, dois policiais civis e dois agentes da Sejus, juntamente com um cão farejador. Os bairros alvos foram Bethânia, Atoé e Iolanda.
Segundo o Capitão Amarildo Adolfo, chefe do Serviço de Inteligência do 2º BPM, a ação policial no Bairro Bethânia foi desencadeada em função da atuação criminosa de uma quadrilha especializada no tráfico de drogas ilícitas, roubos e crimes contra pessoa, que vinha aterrorizando moradores locais, inclusive com enfrentamento armado contra as forças policiais durante as ações ostensivas naquela comunidade.
Durante as buscas foram detidos 11 criminosos e foram apreendidas duas armas de fogo, drogas (maconha, crack e cocaína), dinheiro, balança de precisão, celulares, munições e pássaros silvestres. Materiais produtos de furtos/roubos também foram recuperados. Dentre os detidos, há dois menores de idade. Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Nova Venécia.
O objetivo do grupo era de impedir o trabalho policial, por meio de interdição de ruas, a fim de evitar a entrada de veículos e incitação da população contra os Policiais Militares, especialmente nas abordagens e prisões naquele Bairro.
“A Polícia Militar não vai retroceder diante de criminosos hediondos que insistem em viver a margem da lei, afinal, um ataque contra um policial militar é uma afronta ao próprio Estado”, finalizou o Capitão Adolfo.
Participaram da operação “Reflexo”, o Tenente-Coronel Aleixo, o Major Jefson, os Delegados Dr. Líbero e Willian, policiais militares do Serviço de Inteligência, da Força Tática, da Administração e das Radiopatrulhas do 2º BPM, totalizando o emprego de 105 policiais militares, dois policiais civis e dois agentes da Sejus, que disponibilizaram um cão farejador para auxiliarem nas buscas.
Para o Tenente-Coronel Aleixo, a parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Ministério Público foi fundamental para o resultado positivo da operação. Reafirmou ainda as palavras do Chefe de Inteligência, ratificando que não será admitido na área do Batalhão o afrontamento da autoridade do Estado, quer sejam Policiais Militares, Civis ou qualquer outro.
Na oportunidade, o Capitão Amarildo Adolfo contribuiu com sua última participação em operações policiais, uma vez que o oficial irá para a reserva remunerada nesta terça-feira (8).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br