Governo do Estado do Espírito Santo
23/05/2022 14h34 - Atualizado em 24/05/2022 11h09

Polícia Militar participa da solenidade em comemoração à colonização do solo espíritossantense

A Polícia Militar do Espírito Santo participou da solenidade em comemoração ao aniversário de 487 anos de Vila Velha e a colonização do solo espíritossantense. O evento foi realizado no Centro do município, na manhã desta quinta-feira (23). Na oportunidade, a PMES agraciou civis e militares com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho”, maior honraria concedida pela Instituição, e participou do tradicional desfile cívico-militar.

O evento teve início às 8h, com a passagem do governador do Estado, José Renato Casagrande, em revista à tropa formada da Polícia Militar. Ao final, ele foi recepcionado pelo comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.

Com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vila Velha, ocorreu a recepção do fogo simbólico, trazido por atletas paraolímpicos. Esse ato, além da assinatura do decreto pelo governador Casagrande, representou a transferência da capital do Estado para Vila Velha no dia de hoje, em homenagem ao aniversário do município, origem da colonização capixaba.

“Hoje temos muito a comemorar. Vasco Fernandes Coutinho escolheu esse lugar fantástico para ocupar e tornar o berço do nosso Estado. Por isso estamos aqui para anunciar melhorias e obras de infraestrutura importantes para a população de Vila Velha, especialmente o tratamento de esgoto e as estações de bombeamento, que irão contribuir para a resolução das inundações em períodos de chuva. Estamos fazendo tudo que é possível, junto à prefeitura do município, para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Viva, Vila Velha! Viva o Espírito Santo!”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

O ponto alto da solenidade foi o desfile cívico-militar, um dos momentos mais aguardados pela multidão presente. Além das escolas, as Forças Armadas e Instituições de Segurança Pública desfilaram na extensão da Avenida Jerônimo Monteiro arrancando muitos aplausos da população. Em especial, a Polícia Militar foi representada pelos policiais militares da Academia de Polícia Militar (APM), Unidades Especializadas, pela Banda de Música e pelo projeto social Banda Júnior. O grupamento apresentou equipamentos, viaturas e animais utilizados no cotidiano do serviço policial militar. 

Medalha Vasco Fernandes Coutinho

Ainda na solenidade, a Polícia Militar agraciou 46 policiais militares – sendo dois da PMBA – e quatro civis com a medalha Vasco Fernandes Coutinho. Um dos homenageados foi o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho.

A condecoração é destinada aos militares pelos valiosos serviços ou ações meritórias prestadas à Corporação ou à sociedade capixaba.

De forma excepcional, a medalha destina-se também a autoridades civis e eclesiásticas, pessoas jurídicas e órgãos públicos ou autárquicos, que tenham se destacado na vida pública ou, por quaisquer atos, tenham cooperado ou prestado à corporação serviços de excepcional relevância ou cujas iniciativas, no exercício de suas funções ou atividades profissionais, redundam em benefício da PMES.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard