Na noite desta sexta-feira (17) a Polícia Militar participou da 32º edição da Operação Estado Presente, que tem como objetivo intensificar a presença do Estado em bairros com índices desviantes de homicídio e tráfico de drogas. A ação, última deste tipo em 2021, contou ainda com a participação integrada da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Prefeitura de Vila Velha.
Recepcionados pelo comandante da EAMES, capitão de fragata Márcio Hecksher Stallone, estiveram presentes para uma solenidade de agradecimento aos servidores da segurança pública, o governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo, dentre outas autoridades.
Na ocasião o coronel Douglas Caus comentou sobre a importância da operação e a integração com os demais órgãos de segurança pública. “Essa integração com os demais órgãos operadores de segurança pública já se provou extremamente proveitosa. Nessa noite de sexta-feira fiz questão de participar pessoalmente da operação e trouxe para o apoio militares do Batalhão de Polícia de Trânsito, do Batalhão de Ação com Cães, do Batalhão de Missões Especiais e da 17ª Companhia Independente. Com ações integradas como essa formamos uma rede capaz de entregar à sociedade capixaba a resposta que ela espera do Estado.”
Em seu pronunciamento o governador Renato Casagrande elogiou os trabalhos das forças de segurança. “É importante fazer esse agradecimento a todas as forças aqui representadas, pelo trabalho que está sendo feito em 2021 e pelos resultados obtidos até agora. Temos muita convicção que fecharemos esse ano com um resultado muito positivo se comparado com 2020”, e completou, “Ao que tudo indica, fecharemos o saldo dos três últimos anos com o menor número de homicídios da história contabilizada do Espírito Santo.”
Operação
A Operação Estado Presente é realizada nas regiões do interior do Estado e também na Grande Vitória, com foco na visibilidade policial, na prevenção e elucidação de crimes violentos, conforme preconizado pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Nesta última edição do ano as equipes, num total de 170 profissionais, saíram da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo em direção a 16 bairros de Vila Velha para atuarem em abordagens a estabelecimentos, pontos de bloqueio e patrulhamento ostensivo. Dentre os bairros atendidos estão Dom João Batista, Primeiro de Maio, Cobi, Alvorada e Grande Santa Rita.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br