Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Assistente Social. A data celebra o profissional dos Serviços Sociais e sua dedicação por melhores condições de vida, saúde e trabalho.
A Polícia Militar agradece o empenho dos colaboradores que atuam no Centro de Promoção Social (CPS) da Diretoria de Saúde. São profissionais que desempenham a nobre missão de entender, prover e orientar as pessoas visando todo o seu contexto como indivíduo, o seu meio familiar, seu convívio social e seu ambiente de trabalho.
Através do empenho do Assistente Social é possível valorizar vínculos e respeitar direitos, garantir acesso aos serviços externos e internos do Hospital da Polícia Militar e assim executar ações racionalizadas para um atendimento humanizado.
Centro de Promoção Social da PMES
O trabalho de assistência psicossocial aos policiais militares é realizado pelo Centro de Promoção Social (CPS), oferecendo pronto atendimento às necessidades sociais e psicológicas da família policial militar.
Incorporada à Diretoria de Saúde desde 2014, o Centro de Promoção Social é chefiado pelo tenente-coronel Oscar Paterlini Mendes e conta com profissionais da área de psicologia, assistência social e terapia ocupacional, permitindo assistência ampla e multidisciplinar às necessidades da tropa.
De acordo com o tenente-coronel Paterlini o acompanhamento é feito de forma contínua e ocorre na sede do Centro, que fica anexa ao HPM, em Bento Ferreira. “Os atendimentos são individualizados e podem incluir visitas hospitalares e aos domicílios dos policiais, buscando tornar o processo mais humanizado”, destacou o oficial.
O tenente-coronel Paterlini explicou que o encaminhamento ao CPS pode ser feito através das Unidades em que o militar trabalha, pois é comum o indivíduo não reconhecer que precisa de ajuda, bem como por intermédio de familiares ou por iniciativa dos próprios policiais. “Nossa atuação vai além de questões relacionadas a ocorrências traumáticas e problemas de saúde física ou mental. Muitas vezes auxiliamos militares em conflitos conjugais, familiares e até mesmo em desequilíbrio financeiro, além de instruir o comando-geral da Corporação nas transferências de Unidades por questões de risco psicossocial”, reforçou Paterlini.
O Centro de Promoção Social atende das 7h às 19h pelo telefone 3636-6600.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE-CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857