Governo do Estado do Espírito Santo
07/11/2018 16h52

Polícia Militar inicia capacitações para futuros integrantes das Bases Comunitárias Móveis de Segurança

Na manhã desta quarta-feira (07), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) deu início à capacitação dos futuros integrantes das Bases Comunitárias Móveis. A capacitação está sendo realizada na Academia da Polícia Militar (APM), em Cariacica. As Bases Comunitárias serão instaladas em 11 municípios do Espírito Santo.

Ao todo 242 policiais militares, lotados em unidades da Região Metropolitana e do interior do estado, passarão pela formação. A capacitação foi dividida em seis turmas. A última turma será no dia 14 deste mês.

Durante a formação serão abordados assuntos como a filosofia de policiamento comunitário, rotinas administrativas e operacionais de serviços, confecção de boletins de ocorrência online e operação dos equipamentos e tecnologias de bordo.

Os policiais contam com um protótipo que foi disponibilizado nesta terça-feira (06) para que seja utilizado nas instruções.

Para o coordenador da capacitação, major Sandro Roberto Campos, a PM dá um salto de qualidade no sentido de atuar com ênfase em um dos princípios mais importantes da filosofia de polícia comunitária, atuação internacionalmente reconhecida: a personalização e descentralização do policiamento. “A partir do momento que nosso efetivo permanece fixo em determinada localidade, passa a conhecer em profundidade os problemas criminais locais, ponto de partida para a resolução conjunta de problemas com as comunidades locais”.

O planejamento geral de todas as estruturações do programa das Bases Comunitária Móveis ficou a cargo do Estado Maior Geral (EMG) da PMES. Para o chefe do EMG, coronel Márcio Celante Weolffel, o trabalho desenvolvido foi muito grande, desde a elaboração da diretriz principal até as aquisições propriamente ditas, e agora a capacitação que se inicia nesta data. “Estamos certos de que todo planejamento requer monitoramento, revisões, ajustes e a revisitação de questões que surgem ao longo do processo, mas sem dúvidas comemoramos uma importantíssima conquista ao povo capixaba”.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, destacou que a busca do exercício constitucional da PM, que é a preservação da ordem pública, missão que a Instituição sempre foi firmemente empenhada. “Essa magnífica entrega à nossa sociedade capixaba coroa com êxito nossas constantes preocupações e planejamentos em sempre disponibilizar a prestação de serviços importantes à população. A Instituição se fortalece porque realiza uma das mais relevantes atuações: servir às comunidades em seus cotidianos locais”, pontou.

As Bases Comunitárias Móveis

As Bases Comunitárias Móveis fazem parte da celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja coordenação geral coube à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por intermédio do programa Segurança Cidadã, no qual se encontram várias outras ações e projetos em tramitação.

As Bases serão posicionadas em localidades consideradas estratégicas e críticas sob o ponto de vista criminal, contemplando 26 bairros do programa de governo “Ocupação Social”.

As viaturas contam com câmeras internas e externas de videomonitoramento, monitores, notebooks, acesso a internet e outros equipamentos que possibilitam um monitoramento da movimentação de pessoas nas imediações das Bases e um atendimento mais qualificado ao cidadão

A previsão de funcionamento das Bases é para o início de dezembro deste ano.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard