Governo do Estado do Espírito Santo
02/10/2018 15h03

Polícia Militar inaugura o Pronto Socorro do HPM

Na manhã desta terça-feira (02), a Polícia Militar fez a inauguração do Pronto Socorro do Hospital da Polícia Militar (HPM). Com a abertura do Pronto Socorro Coronel PM Médico Luiz Cláudio Passos Silva amplia-se o leque de serviços prestados pela Diretoria de Saúde, sendo concluída mais uma etapa de reestruturação da saúde militar iniciada em 2017.

O novo PS passa a contar com cirurgiões gerais para atender as demandas básicas e apoiar a equipe do Centro Cirúrgico em outras atividades mais complexas. O Pronto Socorro do HPM funcionará com o atendimento de 52 diferentes profissionais.

Com salas apropriadas e alinhadas com as mais modernas exigências de vigilância sanitária, a estrutura do Pronto Socorro conta com: sala de acolhimento; três consultórios; sala vermelha com leitos de estabilização e leitos de terapia intensiva; sala laranja com leitos de terapia semi-intensiva; salas de pequenas cirurgias; hospital dia e leitos de observação e internação, dentre outras estruturas de suporte.

O novo serviço de saúde é fruto da parceria entre as Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Estado da Justiça, além da Polícia Militar do Espírito Santo e Corpo de Bombeiros. Juntos, os diferentes órgãos trabalharam por quase um ano nas obras de reforma e ampliação da estrutura física para comportar o PS, além de fazer a compra de insumos e equipamentos e a composição e treinamento dos recursos humanos necessários.

Em sua fala, o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho relembrou os investimentos e avanços nos projetos conveniados estabelecidos pela Instituição. Entre eles os de aquisição de viaturas, armamentos, computadores e smartphones. Apontou também os investimentos em recursos humanos, como a abertura de concursos para diferentes quadros da PMES, inclusive para o Quadro Médico, a realização do Curso de Habilitação de Sargento e os cursos no âmbito do saber policial militar, realizados dentro e fora do Espírito Santo. O coronel Ramalho demonstrou ainda sua satisfação e alegria em ofertar um novo serviço à família militar.

“O nosso policial militar que esteja de serviço ou de folga e seus familiares que tenham um mal súbito qualquer, hoje sabem que tem um local digno, respeitoso, com profissionais competentes para atendê-lo; isso efetivamente não tem preço. É uma satisfação muito grande para toda a tropa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, pontou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, lembrou-se da época em que realizava os exames de admissão, em 1987, com as dificuldades e limitações da época e reforçou as conquistas alcanças com a inauguração do PS.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Nylton Rodrigues, apontou que essa melhoria para o HPM é resultado de boa gestão. “Por onde passo em outros estados ouço falar bem de nossa gestão. Estamos ouvindo isso de várias partes do Brasil”, assinalou o coronel lembrando a definição de boa gestão apontada por grandes escritores.

“Hoje fechamos um ciclo de inauguração. Temos uma estrutura montada 24 horas por dia para acolher a família militar”, declarou o governador do Estado, Paulo Hartung, declarando que era um sonho de tempo que não foi possível realizar em outros governos.

Pronto Socorro Coronel PM Luiz Cláudio Passos Silva

O PS recebeu o nome do Coronel PM Luiz Cláudio Passos Silva em homenagem ao médico ginecologista e obstetra muito querido na história da saúde militar. Entre os anos 80 e 90 o médico foi representante do bom acolhimento e tratamento da família militar na instituição.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard