Governo do Estado do Espírito Santo
31/05/2018 13h22 - Atualizado em 31/05/2018 14h39

Polícia Militar garante abastecimento durante a greve dos caminhoneiros

O esquema de segurança montado pela Polícia Militar durante o período da greve dos caminhoneiros contou com uma força-tarefa envolvendo o emprego de todo o efetivo dos Comandos de Polícia Ostensiva da PMES e as Unidades Operacionais e Especializadas a eles subordinadas, resultando no emprego total de 1.500 policiais militares em 500 viaturas durante os 10 dias de paralisação.

Através dos esforços da Polícia Militar em liberar as cargas essenciais à população capixaba e minimizar os impactos da greve junto à sociedade, foram liberados somente na terceira fase das operações quase 200 caminhões que transportavam medicamentos, oxigênio, gás de cozinha, combustíveis, insumos agrícolas e hospitalares, cargas vivas e produtos perecíveis.

No total, foram realizadas mais de 700 escoltas de caminhões até seus destinos finais. Somente no domingo (27), esse trabalho proporcionou a entrega de mais de 3,6 milhões de litros de combustível em todo o estado.

Em muitas destas escoltas, os policiais militares tiveram que atravessar o estado, de norte a sul, para atender a necessidade emergencial de determinado polo e até mesmo cruzar limites interestaduais, como foi com o abastecimento de querosene, para o qual a Polícia Militar foi até a cidade de Campos dos Goytacazes realizar o carregamento do combustível para a distribuição nos aeroportos do estado. O mesmo ocorreu para o carregamento de produtos químicos utilizados para o tratamento da água, realizados nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Em todos os dias do movimento foi instalado o Gabinete de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, com a presença diária de 20 oficiais comandantes que planejaram e coordenaram todas as ações, com atuação incisiva do Comando-Geral na distribuição das demandas e no acompanhamento das execuções, sempre em conformidade com as diretrizes do Governo do Estado.

A Diretoria de Inteligência foi a responsável por mapear todos os pontos de bloqueio, bem como avaliar os desdobramentos da greve no Espírito Santo e também em outros estados.

Foram empregados nas operações os policiais militares do Núcleo de Transporte Aéreo (NOTAer), da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), da Companhia Especializada de Operações com Cães (Ceoc), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), das forças táticas dos Batalhões e Companhias Independentes e militares de todas as unidades, efetivo este gerenciado pelos Comandos de Polícia Ostensiva da PMES.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard