01/06/2022 21h11 - Atualizado em 01/06/2022 21h16

Polícia Militar forma primeira turma no Proefas

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), promoveu a primeira formatura de alunos no Programa Educacional de Formação e Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas). A solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira (1º), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Cuendet, sendo contemplados 70 anos dos 5º anos.

O evento contou com a presença do comandante do BPMA, tenente-coronel Cosme Carlos da Silva, do subcomandante do BPMA, major Wanderson Machado Luchi; da secretária Municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner Vianna Toniati; do secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio José Föeger e da diretora da Escola Suzete Cuendet, Rúbia Dias Fraga Xibili, além dos pais e responsáveis pelos alunos e do corpo docente.

Após os momentos iniciais da formatura foi apresentado um vídeo institucional sobre o Proefas. Na sequência também foi exibido um vídeo com melhores momentos da aplicação do programa na escola.

Rúbia Dias agradeceu pela escola ter sido escolhida para o desenvolvimento do programa. “Quando recebemos o convite foi uma alegria. As crianças precisam dessa referência. De ter um cuidado com o outro e com a natureza”, destacou a diretora.

Para secretário de Meio Ambiente essa formação é fantástica. “É uma oportunidade de observar a vida, de ter cuidado com o meio ambiente para termos um futuro melhor”, salientou Tarcísio José.

“Todos nós juntos estamos trabalhando para a formação de vocês”, frisou a secretária de Educação, Juliana Toniati.

O tenente-coronel Cosme destacou o privilégio daqueles alunos em fazer parte do programa. “Essa é a primeira turma após a institucionalização do Proefas na PMES. Teremos mais pessoas protegendo o Meio Ambiental”, pontuou.

Por fim os alunos fizeram o juramento, se comprometendo a preservar o Meio Ambiente para as vidas presentes e gerações futuras. Receberam os certificados, com a presença ilustre do mascote do BPMA, o Zinho. No final ainda foi exibido em primeira mão o vídeo “Vida para Gente”, uma animação produzida pelo BPMA, que encontra-se disponível no canal da Unidade, no Youtube., que pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=3wyXxvVHik0

Essa foi a primeira formatura. Ainda estão programadas para acontecer este mês outras duas, contemplando 38 estudantes da EMEF Edna de Mattos Siqueira Gaudio, e 120 alunos da UMEF Dr. Tuffy Nader, em Vila Velha.

Há a previsão do curso de formação para instrutores do Proefas em agosto deste ano, o que vai preparar mais polícias militares para aplicar o programa, disseminando-o para todo o estado.

Proefas

Programa Educacional de Formação e Agentes Ambientais Sustentáveis, iniciado pela equipe de Educação Ambiental do Batalhão de Polícia Militar Ambiental em março de 2016. É um processo permanente e contínuo que se propõe a atuar de forma integrada com a escola.

Em quatro encontros com os alunos, são abordados os seguintes assuntos: Flora, Fauna, Água e Resíduos sólidos, sendo um assunto em cada aula. Após a realização desses encontros, os alunos participam de uma vivência em campo, quando podem ver na prática o que foi apresentado em sala de aula.

O programa envolve a escola em todos os aspectos e disciplinas, e os temas são construídos dentro das normas estabelecidas, com a contribuição e a experiência da Polícia Ambiental nas aulas. Devido à sua relevância e contribuição para a sociedade capixaba, além de pioneiro e exemplo para as demais polícias do Brasil, o Proefas foi institucionalizado em 2021, se tornando patrimônio da PMES.

O objetivo geral do programa é levar aos alunos uma forma de aprendizagem diversificada, lúdica e dinâmica, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento e a conscientização socioambiental; além de estimular a formação continuada da educação ambiental nas escolas por meio de um programa de ações transversais integradas, utilizando ferramentas de aprendizagem adequada.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR