Governo do Estado do Espírito Santo
20/12/2021 21h22

Polícia Militar forma primeira turma do Curso Operacional de Força Tática

A Polícia Militar realizou na noite desta segunda-feira (20) a formatura da primeira turma do Curso Operacional de Força Tática (COFT). A solenidade aconteceu na sede do 1º Batalhão, em Vitória e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, entre elas o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o Chefe do Estado-Maior, coronel Antonio Marcos de Souza Reis, o comandante do 1º CPOR, coronel Marcelo Pinto Abreu, o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Leandro Santa Clara de Menezes e o senador Marcos Do Val.

Os formandos entraram no pátio da unidade comandados pelo capitão Vanderson Ribeiro de Almeida, que apresentou a tropa formada à maior autoridade presente. Em seguida todos entoaram o Hino Nacional Brasileiro.

Foi então lido o histórico do curso, apontando todos os caminhos e percalços traçados até a realização do primeiro COFT.

O curso teve início no dia 29 de novembro deste ano. Todas as regras de segurança contra a disseminação da Covid-19 foram respeitadas de maneira que a capacitação pudesse acontecer. Foram 176 horas/aulas com doutrina de patrulhamento tático motorizado, conhecimentos sobre abordagens a pessoas a pé, veículos e em edificações; patrulhamento em áreas de alto risco, armamento e equipamentos, entre tantas outras disciplinas.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar uma viagem de estudo ao estado de São Paulo, onde conheceram as instalações e técnicas utilizadas pela PMESP, por meio da Rota, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar e o Batalhão de Ações Especiais de Policiamento, o 4º BAEP, referências para a Força Tática e para a PMES. O intercâmbio aconteceu entre os dias 15 e 18 de dezembro.

Inicialmente 36 vagas foram preenchidas para o primeiro COFT, ofertadas aos militares da Força Tática do 1º Batalhão e de outras unidades, contudo 30 policiais concluíram com aproveitamento a formação. Todos eles foram agraciados pelos padrinhos e madrinhas com a entrega dos certificados e brevês.

Alcançaram, respectivamente, o 3º, 2º e 1º lugar no curso, o soldado Leonardo Rodrigues, o 1º tenente Rafael Medeiros Schimidt e o soldado Eduardo Gomes Lemke. Os três receberam premiações. Quem também foi agraciado com homenagens foi o soldado Wesley Ferreira Souza. O 1º tenente Rômulo Carlos Torres Costa falou em nome do turno de militares concludentes tecendo elogios pela dedicação, animação e disposição que o militar teve durante o curso.

Em sua fala, o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Menezes, destacou que os bons policiais não são forjados com belas palavras e sim passando por curso como o COFT. “A importância desse curso está na entrega à sociedade de policiais mais capacitados”, ressaltou.
O senador Marcos Do Val pontuou: “Tenho certeza que esses 30 policiais farão grande diferença nas ruas da Grande Vitória”.

O comandante do 1º CPOR, coronel Abreu, lembrou que a pandemia retirou o brilho de se promover cursos e suas formaturas, como essa. “É uma oportunidade de reunir os familiares e amigos”. Destacou também: “Quando treinamos e capacitamos temos assim mais reconhecimento da sociedade”.

O comandante-geral da Instituição, coronel Caus, destacou que a baixa dos indicadores criminais no estado é graças ao empenho de cada policial. O comandante lembrou ainda da entrega de viaturas que aconteceu nesta manhã, em Nova Venécia, do anúncio recente de novo certame e de outros investimentos por parte do Governo do Estado. “O patrimônio da PMES é o seu policial. Por isso precisamos ofertar treinamentos e investimentos”, declarou o oficial.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard