10/12/2022 07h29

Polícia Militar forma novos sargentos

A noite de hoje (09) foi de consagração para os novos sargentos da Polícia Militar do Espírito Santo. O Complexo Cultural e Esportivo Arena Jacaraípe reuniu familiares, amigos e irmãos de farda para celebrar a ascensão profissional dos recém-formados.

Prestigiaram o momento a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante Weolffel, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, além de outras autoridades civis e militares.

O CHS 2022 teve como coordenador de curso o capitão Rômulo Carlos Torres Costa, quem estava à frente do grupamento de formandos durante a solenidade.

O momento consagrou a vitória de todos e dentre eles destacaram-se Lauro Teixeira de Souza, Bruno Barbosa Coutinho e Divaldo Pelição Netto, que alcançaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A oradora da turma, a sargento Cirla Busatto, proferiu sua mensagem aos formandos, relembrando a trajetória até a formatura, as dificuldades, dedicação, empenho e aprendizado que cada um vivenciou durante o curso até a chegada daquele momento. “Cada experiência foi vivenciada com afinco”, destacou.

O comandante-geral fez um agradecimento especial aos familiares de cada formando. “Vocês foram o sustento para cada aluno, para que eles pudessem hoje alcançar a graduação de sargento” ressaltou o coronel Caus pedindo uma salva de palmas. “O apoio da família é condição essencial para que esse momento chegasse. Um momento ímpar”, completou.

Salientou o secretário de Segurança que este é um dia para ficar registrado na memória. “É a coroação da vitória de vocês, de trabalho, dedicação e superação de desafios”.

Já a vice-governadora frisou as escolhas que na vida cada um tem que fazer. “Vocês têm um papel tão importante em nossa sociedade. Fizeram essa escolha, uma escolha tão difícil e que é executada com tamanho zelo”, enfatizou.

Atualmente, o CHS compreende uma série de disciplinas de formação teórica e prática, que abrangem desde as questões militares, às disciplinas específicas da Polícia Militar. A Malha Curricular do CHS 2022 contou com uma carga horária de 818 horas-aulas, um ciclo de palestras e 34 disciplinas. Matérias como Direito Penal e Processual Penal, Direitos Humanos, Legislação Policial, Gerenciamento de Crise, Planejamento Operacional e Defesa Pessoal são alguns dos conteúdos que fazem parte do curso. Essas disciplinas são ministradas por instrutores da própria Polícia Militar do Espírito Santo e por civis, com o objetivo de oferecer aos alunos conhecimento teórico e técnico que lhes permita desenvolver suas atividades profissionais de forma adequada.

O CHS

O Curso de Habilitação de Sargentos é uma etapa que tem por objetivo preparar o cabo para o futuro exercício das funções de sargento. O intuito é desenvolver e qualificar o policial para a execução das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, bem como auxiliar os oficiais na supervisão do policiamento, na instrução e na administração da Unidade Militar. Os alunos passam por uma formação que é considerada uma das mais exigentes e desafiadoras pois exige dedicação de tempo e esforço para que sejam alcançados os resultados esperados.

É importante destacar que o futuro sargento é habilitado para executar as funções inerentes ao cargo de comandante de pequenas frações de tropa e atividades administrativas suplementares. Os militares são responsáveis, também, pelo papel de intermediador organizacional entre os profissionais que atuam na execução do trabalho policial – o cabo e o soldado – e os gerentes operacionais, na medida em que colaboram para a conformação, solidificação e continuidade dos valores, da cultura da organização e das diretrizes da Corporação.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br