Governo do Estado do Espírito Santo
13/06/2023 18h00 - Atualizado em 13/06/2023 19h42

Polícia Militar faz visita a fabricante de armas em Israel

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio de uma comitiva da Diretoria de Logística (Dlog), composta pelo coronel Mauro, capitão Rossetto, capitão Carvalho, tenente Márcio e cabo Pavan, participou de uma visita à empresa IWI, em Tel Aviv, em Israel. O objetivo foi de participar dos testes e simulações com os fuzis Arad, calibres 5,56x45 mm e .300 Blackout.

O armento foi adquirido pela PMES. Os 674 fuzis serão entregues em três lotes. São armamentos de referência mundial e possuem as especificações necessárias para o melhor desempenho do policial militar no enfrentamento à criminalidade urbana, através do policiamento ordinário e das Unidades Especializadas.

O armamento em questão passou por dez diferentes testes, demonstrando robustez em seu mecanismo, comodidade para o seu manuseio e transporte, poder impactante com excelente desempenho e cadência nos disparos efetuados, além de possuir sistema de mira holográfica. Tais características contribuem sobremaneira para a efetividade do tiro policial.

A inspeção feita pela comitiva faz parte do contrato de licitação internacional que prevê testes e homologação dos padrões de qualidade exigidos pela corporação policial, para que haja o recebimento dos armamentos contratados, sem que houvesse ônus da referida inspeção ao Estado.

O armamento

Os fuzis IWI modelo Arad, calibre 5,56x45 mm, adquiridos pela Polícia Militar do Espírito Santo possuem, dentre outras funcionalidades, a compatibilidade para uso de munições não letais de treinamento do tipo Simunition ou UTM, que possuem projéteis de tinta que são disparados pela própria arma que o policial usa em serviço.

A utilização dessas munições permite o desenvolvimento de treinamentos no conceito Force-on-Force, no qual uma equipe atua contra outra em simulações de diferentes cenários, garantindo aos policiais um nível de preparação para o atendimento de ocorrências muito superior àquele alcançado por meio de métodos tradicionais, como o uso de alvos de papel, de equipamentos de paintball ou de airsoft.

A aplicação desse tipo de treinamento é pioneira no Brasil e a PMES pretende, em breve, adotá-lo para os policiais militares do Batalhão de Missões Especiais e das Forças Táticas das Unidades espalhadas por todo o estado.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard