Governo do Estado do Espírito Santo
26/04/2022 18h57 - Atualizado em 27/04/2022 09h56

Polícia Militar faz novas aquisições de armamentos e equipamentos

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio de investimentos do Governo do Estado, fez novas aquisições de equipamentos e armamentos para a Instituição. O comandante-geral, coronel Douglas Caus, apresentou parte dessas aquisições, na tarde desta terça-feira (26), na sala do Alto Comando.

Foram adquiridos 189 coletes balísticos tipo 3. O equipamento de proteção individual é utilizado sobreposto ao de uso no policiamento ostensivo geral, com a finalidade de suportar tiro de fuzil calibre 556 e 762, sendo utilizados exclusivamente em operações de alto risco. Isso justifica a demanda de um nível de proteção balística superior ao colete do policiamento geral. Os coletes foram destinados ao Batalhão de Missões Especiais nesse primeiro momento.

Também foram compradas 174 espingardas calibre 12 em dois modelos distintos. Um deles com cano que mede 19 polegadas e outro com 14 polegadas. O que permite um uso operacional diferenciado, ainda que o manejo seja semelhante, em situações que envolvem o controle de distúrbios civis. Essa aquisição foi a primeira de uma ata de registro de preços e está inserida no objetivo estratégico do Comando Geral da PMES, que é substituir as espingardas calibre 12 atualmente em uso na Instituição. Novas aquisições nesse sentido serão feitas para atender a todas as unidades da PMES.

Veículos e equipamentos de inteligência foram adquiridos para atender as demandas de inteligência e corregedoria da Corporação.

No ato de apresentação desses equipamentos e armamentos o comandante-geral, coronel Douglas Caus, lembrou os investimentos oriundos do Governo do Estado, como a autorização para a realização de concurso público com mais de mil vagas, a substituição de cerca de mil viaturas só nos últimos dois anos, aquisição recente de 2800 pistolas e a compra de 4500 coletes balísticos no ano de 2021 e com a previsão de compra de outras 5500 unidades em 2022.

“As aquisições fazem parte do planejamento estratégico da PMES visando modernizar os equipamentos utilizados na PMES, aumentando a proteção aos nossos policiais militares, como também melhorando a prestação de serviço de segurança pública à sociedade capixaba”, declarou o comandante-geral.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard