Governo do Estado do Espírito Santo
01/03/2019 10h28 - Atualizado em 08/03/2019 16h00

Polícia Militar entrega cadeiras de rodas motorizadas a policiais vitimados em serviço

A Diretoria de Saúde da PMES realizou nesta quinta (28), a entrega de três cadeiras de rodas motorizadas a policiais militares vítimas de disparo de arma de fogo em serviço. Os militares assistidos, dois sargentos e um soldado, receberam das mãos do diretor de Saúde da PM, coronel Douglas Caus, os equipamentos de última geração.

As cadeiras foram adquiridas por intermédio da Comissão Multidisciplinar de Atendimento aos Militares Acidentados em Serviço (Comamas), que completa em 2019 nove anos de ampla assistência aos militares acidentados em serviço com necessidades específicas. Além das cadeiras de rodas, o Comamas adquire medicamentos especiais, próteses e cadeiras anfíbias, que possibilitam o tratamento por hidroterapia.

O Diretor de Saúde explica que, mais do que medicamentos e equipamentos de alta complexidade, a comissão vem proporcionando acolhimento e melhoria da qualidade de vida dos profissionais. “A valorização e o reconhecimento dos policiais militares vitimados a serviço da sociedade capixaba é mais do que um direito, é nossa obrigação e isso não tem preço”, reforçou o coronel Dougas Caus.

O evento contou com a presença do comandante-geral, coronel Barreto, do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Augusto e de familiares dos militares contemplados.

Em sua fala aos presentes, o comandante-geral enfatizou que o maior patrimônio da instituição são seus valorosos homens e mulheres. “É gratificante poder retribuir a dedicação desses militares através da entrega desse moderno equipamento", afirmou o coronel Barreto.

 

Assistência permanente na Divisão de Promoção Social

O trabalho de assistência psicossocial aos policiais militares é realizado pela Divisão de Promoção Social (DPS), oferecendo pronto atendimento às necessidades sociais e psicológicas da família policial militar.

Incorporada a Diretoria de Saúde desde 2014, a Divisão de Promoção Social é chefiada pelo tenente-coronel Oscar Paterlini Mendes e conta com profissionais da área de psicologia, assistência social e terapia ocupacional, permitindo assistência ampla e multidisciplinar às necessidades da tropa.  

De acordo com o tenente-coronel Paterlini o acompanhamento é feito de forma contínua e ocorre na sede da Divisão, que fica anexa ao HPM, em Bento Ferreira. “Os atendimentos são individualizados e podem incluir visitas hospitalares e aos domicílios dos policiais, buscando tornar o processo mais humanizado”, destacou o oficial.

O tenente-coronel Paterlini reforça que o encaminhamento à DPS pode ser feito através das Unidades em que o militar trabalha, pois é comum o indivíduo não reconhecer que precisa de ajuda, bem como por intermédio de familiares ou por iniciativa dos próprios policiais.  “Nossa atuação vai além de questões relacionadas a ocorrências traumáticas e problemas de saúde física ou mental. Muitas vezes auxiliamos militares em conflitos conjugais, familiares e até mesmo em desequilíbrio financeiro, além de instruir o comando-geral da Corporação nas transferências de Unidades por questões de risco psicossocial”, reforçou Paterlini.

A Divisão de Promoção Social atende das 7h às 19h pelo telefone 3636-6600.]

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard