22/04/2020 17h03 - Atualizado em 23/04/2020 09h34

Polícia Militar encerra Operação Tiradentes e apresenta os resultados operacionais

Na madrugada desta quarta-feira (22), a Polícia Militar encerrou mais uma operação realizada em todo o estado do Espírito Santo e na tarde de hoje apresentou o balanço das ações durante os cinco dias de policiamento reforçado.

Mais de 7.800 policiais militares de todos os batalhões e unidades da PMES foram empregados na operação, que teve como objetivo intensificar a presença policial ostensiva nas vias de acesso e de maior movimento nos municípios, e proporcionar sensação de segurança à toda a sociedade capixaba.

As atividades de fiscalização e as ações preventivas foram reforçadas em todas as áreas dos comandos de Polícia Ostensiva Regionais da Polícia Militar, com operações de blitzen, pontos base, abordagem a pessoas, a ônibus e a táxis nos horários e locais de interesse operacional segundo as estatísticas.

O balanço da Operação Tiradentes contabilizou 32.183 pessoas abordadas, dentre as quais 357 foram presas e conduzidas ao DPJ por crimes diversos e sete foragidos da justiça foram recapturados. Também foram retiradas de circulação 55 armas de fogo e 519 munições. Também foram apreendidos 2,9 quilos de maconha, 2.526 buchas da mesma droga; 3.261 pinos de cocaína, mais de 2.442 pedras de crack, 984 gramas dessa substância e 158 bolas de haxixe.

As ações incluíram a fiscalização de trânsito em rodovias estaduais e vias urbanas. Durante as abordagens preventivas as equipes recuperaram 43 veículos roubados ou furtados. Também foram apreendidas 30 carteiras de habilitação e expedidos 740 Autos de Infração de Trânsito.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus foi muito bem executado, de acordo com o planejamento desenvolvido pela Instituição. “Graças aos oficiais e praças da PMES essa operação teve seu êxito. Foram realizadas blitz, cerco tático, abordagens e outras ações com empenho da tropa, o que garantiu o sucesso”, declarou.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), coronel Alexandre Ofranti Ramalho, ainda que não tivesse o resultado exitoso, como foi, a operação agradou a população. “Além de todos os números alcançados, a operação trouxe tranquilidade para a sociedade. A ostensividade da Polícia Militar, conforme seu planejamento, em pontos estratégicos, com giroflex ligado, policial desembarcado agradou a população”, destacou o secretário.

CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR