14/07/2023 16h50

Polícia Militar do Espírito Santo recebe novas viaturas

Na tarde desta sexta-feira (14), a Polícia Militar do Espírito Santo recebeu, por meio de verbas provenientes do Tesouro Estadual, convênios com Detran e Secretária de Segurança Pública, novas viaturas no Quartel do Comando Geral, em Vitória, um importante reforço para suas atividades operacionais.

Um total de 49 viaturas do tipo Pick-ups Mitsubishi L200 Triton GL foram disponibilizadas para as Forças Táticas e Patrulhas Rurais das regiões Norte, Sul e Grande Vitória. Esses veículos, devidamente equipados, têm como objetivo apoiar a sociedade capixaba por meio de patrulhamento preventivo, policiamento rural, interação comunitária e repressão criminal. Também fez a entrega de seis novas viaturas do tipo Renaut Duster que serão destinadas aos municípios de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Barra de São Francisco, Linhares, São Mateus e Ibatiba.

Com um investimento de mais de R$ 17.636.958,00 milhões, essas novas viaturas estão equipadas com os mais modernos dispositivos para o rádio patrulhamento especializado. Entre os equipamentos destacam-se rádios comunicadores digitais, sinalizadores em LED, sirene no compartimento do motor, cofre para transporte de conduzidos e uma segunda bateria para garantir maior eficiência elétrica.

O governador Renato Casagrande fez a entrega da chave simbólica ao comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus e também estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o subcomandante-geral, coronel Robertson Wesley Monteiro Pires; representando a Capitania dos Portos, capitão de corveta Wayne Rocha Mendes, o secretário de Estado de Economia e Planejamento do Governo, Álvaro Duboc, a Deputada Estadual Raquel Lessa, os subsecretários de Estado, coronel RR Marcio Celante Weolffel e André Có Silva, a vereadora de Vila Velha  , Patrícia Crizanto , a delegada, Andreia Maria Santos, titular da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana,  o diretor geral do Detran/ES Givaldo Vieira,  comandantes e representantes de unidades operacionais e Companhias Independentes da PMES e demais autoridades civis.

O comandante-geral, Douglas Caus, expressou sua satisfação com a nova aquisição, ressaltando que esses recursos representam um avanço significativo para o trabalho da instituição e reafirmam o compromisso com a segurança e bem-estar dos cidadãos capixabas.

O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), coronel Alexandre Ofranti Ramalho enfatizou a união das forças de segurança pública no Espírito Santo, o que levou aos menores índices de homicídios dos últimos 12 anos no primeiro semestre. Ele atribuiu esse resultado e as conquistas alcançadas hoje ao trabalho conjunto da equipe de governo, juntamente com uma gestão eficaz e uma abordagem sólida na área da segurança pública.

No encerramento, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância da cooperação entre as forças policiais nesse esforço de recuperação e investimento, em uma área crucial e prioritária como a segurança pública.

"Apesar dos resultados positivos, ainda enfrentamos grandes desafios. Precisamos combater a epidemia das drogas, a cultura da violência e a desvalorização da vida. Por isso, estamos empenhados em manter os investimentos na segurança, para que a sociedade não seja afetada. Apoiamos e valorizamos nossos policiais, fornecendo melhores condições de trabalho, equipamentos tecnológicos para ajudar na luta contra o crime e proporcionar à sociedade a segurança que ela merece", concluiu.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br