A Polícia Militar participa, nesta sexta-feira (12), do lançamento da Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, juntamente com as Polícias Militares dos 27 Estados representados no Ministério da Justiça. A representação da PMES foi indicada pelo comando-geral da Instituição, na pessoa do major Sandro Roberto Campos, chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da SENASP e os Estados, somaram esforços para o estabelecimento de diretrizes do Sistema Nacional de Polícia Comunitária, com a ênfase na padronização de fundamentos, conceitos e a emissão de diretrizes propriamente ditas. Participam do evento os integrantes do MJ e SENASP, representantes do Japão, da Polícia Nacional do Japão, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e autoridades convidadas, integrantes da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e os Gestores estaduais de Polícia Comunitária dos Estados, um representante por Estado.
O evento ocorre no auditório Tancredo Neves, Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília, e, ao longo do dia, contará com a assinatura e lançamento formal da Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, agradecimentos ao Governo do Japão e à Polícia Nacional do Japão, assinatura da respectiva carta de intenções, apresentação do Coordenador Geral de Políticas para a Sociedade e contribuições dos Gestores Estaduais de Polícia Comunitária.
Segundo o major Sandro Roberto Campos “o evento é histórico e representa um importante marco conceitual e procedimental no que tange à implantação da filosofia de polícia comunitária em todas as Unidades da Federação, bem como estabelecer um norte adaptável às várias realidades locais. A PMES encontra-se em fase final de implantação de sua Política Institucional para o território capixaba e teve participações e colaborações intensas na elaboração dessa diretriz nacional que hoje aqui é lançada”.
O coronel Barreto, comandante Geral da PMES destacou que “a filosofia de polícia comunitária é imprescindível para que todo o nosso efetivo atue alinhados aos anseios das comunidades atendidas, e, fomentar e institucionalizar nos âmbitos nacional e estadual as práticas inerentes a atividades internacionalmente reconhecidas. É realizar um enorme salto em direção à contemporaneidade e adequadas formas de abordar os conflitos em sociedade”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857